quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Urgência Mental realiza mais de 10 mil atendimentos




clique para ampliarUrgência Mental do Hospital São José realizou 10.661 atendimentos em 2011. (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarMaria Aparecida, a coordenadora da Urgência Mental
De janeiro a dezembro de 2011, a Urgência Mental do Hospital São José realizou 10.661 atendimentos. O serviço de urgência, mantido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, é referência não só para Aracaju como para Sergipe.   
“O serviço funciona 24 horas, acolhendo e atendendo pessoas em sofrimento psíquico, usuários de álcool e outras drogas, quando elas estão em situação de crise", explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
A unidade atende cerca de 60 pacientes por dia, contando com uma equipe formada por oito médicos psiquiatras, dois clínicos, sete enfermeiros, doze auxiliares de enfermagem, quatro técnicos de enfermagem, um psicólogo e duas assistentes sociais.  Com o aumento da demanda, as equipes médicas estão sendo reforçadas com a convocação de mais médicos aprovados no último concurso público.
Casos atendidos
A Urgência Mental atende usuários de álcool e drogas em situação de abuso ou dependência bem como casos de agitação psicomotora grave, pacientes agressivos, depressivos, com ideia de ação suicida (cessado o risco de morte por causas clínicas), agressão a si e a outros (hetero agressividade), quadros psicóticos agudo com alucinações e delírios demonstrando comportamento agressivo, irritável, inadequado e aceleração psíquica.
Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora da Urgência Mental, explica que qualquer pessoa em crise pode ser encaminhada para a urgência e dependendo da gravidade do caso, o paciente poderá ser acompanhado numa ala de observação ou na Unidade de Internação de Curta Permanência por até 72 horas.
“Nos casos em que, após o atendimento, o quadro do paciente é estabilizado, encaminhamos o usuário para os serviços dos CAPS e para os ambulatórios especializados em saúde mental. Já os casos mais graves são encaminhados para internação psiquiátrica”, esclarece Maria Aparecida.
SAMU e Transporte Social
O número de casos encaminhados por intermédio do SAMU Aracaju para a Urgência Mental do Hospital São José também é destaque. Maria Cecília Mendonça, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, relata que em 2011 foram cerca de 450 ocorrências atendidas e encaminhas para o serviço. “Quando o SAMU é acionado, o médico regulador avalia, classifica a gravidade do caso e encaminha a equipe necessária para o atendimento. Caso se trate de um paciente em surto, por exemplo, o usuário é direcionado para a Urgência Mental do Hospital São José”, explica.
O serviço de Transporte Social da Prefeitura de Aracaju também transfere diversos pacientes da Urgência Mental para os locais de origem e para outras unidades de saúde. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 1.174 solicitações atendidas de fevereiro a dezembro de 2011.  É importante lembrar que usuários também chegam ao serviço por meio da família, SAMU, Corpo de Bombeiros, equipe de referência ou polícia.
Aprovação dos usuários
A Urgência Mental atende também casos de Estados vizinhos como Bahia, Pernambuco e Alagoas. Usuários da unidade relatam que na Urgência Mental do Hospital São José o apoio é sempre garantido. A usuária J.C, tem 25 anos, sofre de distúrbios psíquicos e conta que já precisou do atendimento do médico de urgência diversas vezes. “Qualquer hora do dia que venho aqui os médicos são muitos atenciosos e me dão todo o apoio. Sempre saio da Urgência mais calma e me sentindo melhor”, revela.
Os familiares dos usuários também aprovam o serviço. F.F é mãe de um menor que é dependente químico. Ela relata que recentemente precisou dos serviços e o acolhimento e atendimento na unidade foram excelentes. 
“Quando o usuário tem a crise, fica agressivo e sem controle e aqui recebemos apoio importante com a estrutura necessária e profissionais capacitados, que nos ajudam a lidar com a situação”, afirma a mãe do paciente
.

0 comentários:

Postar um comentário