segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PMA capacita professores para formar agentes de saúde




clique para ampliarSMS selecionou 50 professores para qualificar agentes de endemias e agentes comunitários (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDepois da capacitação, professores iniciam o trabalho em fevereiro
clique para ampliarResponsável técnica da capacitação do SMS, Maria José de Freitas Pereira
clique para ampliarAssistente social e professora selecionada, Vandecy Bezerra defende o SUS
Cerca de 50 professores participaram nesta segunda-feira, 9, durante todo o dia, de uma oficina de capacitação para qualificar a formação pedagógica dos agentes de endemias e agentes comunitários da Saúde. Os docentes foram selecionados no ano passado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A capacitação ocorreu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“A PMA tem aproximadamente cerca de 900 agentes comunitários e 300 agentes de endemias. Nos últimos três anos, a PMA efetivou cerca de 600 desses profissionais e realizou, recentemente, concursos públicos para ampliar o quadro de trabalhadores dessa área. Com essas medidas, a Prefeitura potencializou as ações de prevenção e de vigilância em saúde e ainda reforçou especificamente a luta contra o mosquito da dengue, o Aedes aegypti”, destaca o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.
Segundo ele, o grupo de professores que passou por seleção pública está se integrando ao corpo técnico docente do CEPS. “A nossa estratégia é potencializar esses educadores para dar continuidade à operacionalização dos cursos de formação para os agentes comunitários e os de endemias. Com os novos professores, além de qualificarmos as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), estamos valorizando essas categorias de trabalho”, afirma o secretário.
“O conteúdo da oficina de capacitação dos professores está privilegiando a integração entre o ensino e o serviço e a articulação entre teoria e prática. A formação dos trabalhadores do SUS tem que ser capaz de estabelecer essa relação entre o processo ensino-aprendizagem e o processo de trabalho”, assegura a responsável técnica e professora facilitadora do NRP, Maria José de Freitas Pereira.
Do total de professores, 14 vão atuar em formação inicial de agentes comunitários; outros 14 ficarão responsáveis pelo Curso Técnico nas Ações de Vigilância em Saúde e 20 estarão na linha de frente do Módulo de Qualificação em Vigilância em Saúde.
Saiba Mais
É a Lei 11.350 de 03 de outubro de 2006 que disciplina o exercício das atividades tanto dos agentes comunitários de saúde quanto dos agentes de combate as endemias no SUS.
A mesma legislação estabelece as atribuições do agente de combate às endemias, como atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Já o agente comunitário tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção em saúde, mediante ações domiciliares e ou comunitárias, individuais ou coletivas. Todas essas ações devem estar em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

0 comentários:

Postar um comentário