quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SMS leva prevenção à Secretaria da Fazenda




clique para ampliarFuncionários da SEFAZ recebem orientações sobre doenças do coração (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarEnfermeira Ângela Santos alertou para a falta de exercícios físicos e vantagens da alimentação balanceada
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) leva prevenção aos aracajuanos. Na manhã desta quarta-feira, 4, a enfermeira Ângela Santos, do programa municipal Saúde do Adulto, Idoso e Homem, palestrou para os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), localizado no bairro Capucho, zona oeste da capital.

Com o tema ‘Prevenção de doenças cardiovasculares’, a palestra faz parte do cronograma anual da Escola de Administração Fazendária (ESAFAZ), que desenvolve atividades de bem estar para os servidores da instituição. A gerente do Departamento de Pessoal, Zeneide Dantas, explica que recentemente foi feita uma avaliação interna e o resultado foi o de que os trabalhadores estavam com altos índices de massa corpórea, diabetes e glicemia.

“A gente estava percebendo que o nosso servidor estava sem saúde, foi aí que estruturamos estas atividades para estimular a prevenção das doenças modernas. A parceria com a Saúde de Aracaju vem suprir esta necessidade, por meio de esclarecimentos e atividades práticas. Já tivemos aqui um bate-papo sobre doenças sexualmente transmissíveis e agora sobre a saúde do coração. Ao longo do ano, traremos mais profissionais”, esclarece.

Doenças Cardiovasculares

A enfermeira Ângela alertou para as principais causas das doenças do coração, como a obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, má alimentação e da importância das atividades físicas diárias, alimentação balanceada, boa mastigação dos alimentos e de se beber uma média de oito copos de água mineral por dia. “Essas são as orientações básicas que todos conhecem, mas que não seguem. Só em 2011 morreram, no Brasil, 308 mil pessoas por doenças cardiovasculares. Se a pessoa adotar esses hábitos, mesmo que gradualmente, na rotina vão chegar ao final do ano com mais saúde”, enfatiza.

O técnico de contabilidade, Laudemir Pinheiro, relata que a palestra foi muito importante para chamar a atenção das pessoas que a vida vale mais do que momentos de sedentarismo. “Tenho alguns problemas de saúde e não posso mais brincar com a situação. Comer é muito bom, mas é preciso que a gente faça de maneira moderada e se exercite. Depois dessas orientações é só colocar em prática para ser saudável”.

“Essas parcerias são muito positivas, pois abrem mais frentes de atuação da saúde, além de levar a informação correta quanto às prevenções e também promover o conhecimento dos serviços que oferecemos como é o caso da Academia da Cidade que colabora na qualidade de vida do cidadão. Queremos um 2012 com saúde para todos”, conclui o secretário Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário