segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saúde alerta para o risco do consumo excessivo de sal




clique para ampliarO excesso do consumo de sal é prejudicial à saúde (Foto: Internet)
clique para ampliarRúbia Natali, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (Foto: Ascom/SMS)
O sal de cozinha (cloreto de sódio) pode ser encontrado em grande parte dos alimentos, sejam estes naturais, comidas caseiras ou produtos industrializados. Apesar do consumo regular de sal (sódio) ser essencial para o organismo humano, o excesso é prejudicial à saúde. 
"Pressão alta, problemas cardiovasculares e renais são alguns dos distúrbios causados pelo exagero no consumo de sal", informa Rúbia Natali, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
Para evitar transtornos, o indicado é seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), isto é, aderir a um consumo máximo de 5g de sal (ou uma colher de chá de sal) por dia.
"Uma das formas de reduzir o consumo é evitar os alimentos industrializados, dando preferência a alimentos frescos como as frutas e os legumes. Outra maneira de reduzir o sal é não salgar a comida durante o preparo, temperando os alimentos com ervas, cebola, cebolinha, salsinha e deixando para adicionar pitadas de sal no momento da refeição", orienta Rúbia Natali que também é nutricionista. 
Rúbia explica, ainda, que para ter sucesso nesse processo de reeducação alimentar é preciso ter disciplina. "Antes de consumir alimentos industrializados é preciso ler o verso das embalagens, dando preferência aos produtos alimentícios que possuem menos sódio/sal. Além de tudo evitar alguns alimentos que são ricos em sódio, como os presuntos, as mortadela, as salsichas, as linguiças, as conservas entre outros", conclui. 
Grupos de Convivência 
Para estimular a redução do consumo de sal entre a população, o município de Aracaju mantém diversas iniciativas como os grupos de convivência das Unidades de Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Programa Academia da Cidade e palestras com profissionais das Unidades de Saúde da Família, sob o suporte do Núcleo de Alimentação e Nutrição. 
"Acreditamos que é preciso diminuir o consumo do sal para diminuir também as doenças. Para isso, mantemos várias estratégias que oportunizam não só palestras com os profissionais da saúde, como assistência aos hipertensos com rotina diária de exercícios físicos e aconselhamento do profissional da equipe de saúde da família. A prevenção é o melhor caminho para ter saúde sempre", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário