sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Farmacêuticos desempenham papel importante para a saúde municipal




clique para ampliarA equipe formada por esses profissionais realiza o controle dos medicamentos padronizados pela SMS (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarO farmacêutico Fábio Jorge atua há sete anos na rede municipal
No Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado nesta sexta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde parabeniza esses profissionais. Hoje os farmacêuticos estão distribuídos em toda a rede municipal trabalhando para garantir a manutenção do ciclo da assistência farmacêutica, envolvendo as etapas de seleção de medicamentos, programação de compras, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos para a população.
No município, o trabalho desses profissionais começa ainda no setor de Logística. "Na coordenação de assistência farmacêutica, eles ficam responsáveis pela programação de compra, controle de estoque, monitoramento do prazo de validade, além da distribuição para as Unidades de Saúde da Família", explica Mário Ferreira, diretor Administrativo, Financeiro e de Logística.
"O trabalho desses profissionais é essencial. A equipe formada por esses profissionais realiza esse controle junto aos 297 itens padronizados pela Secretaria Municipal de Saúde, além dos itens não padronizados que hoje atendem mais de 200 usuários cadastrados. Esse é um trabalho bem criterioso, pois tanto a padronização quanto o consumo de medicamentos é variável, devendo ser reavaliado constantemente. Parabéns a esses profissionais que exercem a atividade com tanto zelo", congratula o secretario municipal de Saúde, Silvio Santos.
"A quantidade de medicamentos consumida varia muito de uma unidade para a outra e também de um mês para outro. Então precisamos estar bem afinados com as Unidades para que a gente vá enviando mais medicamentos na medida em que um remédio específico esteja pra acabar", afirma Álvaro Victor, coordenador de Assistência Farmacêutica e de Insumos.
Outro ponto importante é a participação dos farmacêuticos nos processos licitatórios, pois são responsáveis por avaliar os documentos exigidos nos editais como, por exemplo, os certificados de boas práticas e os registros dos produtos junto à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),  garantindo assim a qualidade dos produtos adquiridos.
Farmacêuticos
A SMS disponibiliza ainda mais farmacêuticos que trabalham nas duas unidades da Farmácia Popular, sendo dois na Unidade do Centro e dois na Farmácia Popular do bairro Siqueira Campos, que funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 8h a 12h nos sábados.
O serviço de especialidade de Aracaju também conta com o trabalho desses profissionais. No Centro de Especialidades Médicas Siqueira Campos há farmacêutico para atender especificamente os pacientes com doenças sexualmente transmissíveis e Aids, e também na farmácia de medicamentos não padronizados, setor responsável pelos medicamentos comprados resultado de ações judiciais e do programa de alergia alimentar.
Os farmacêuticos também estão presentes nas quatro Unidades de Saúde da Família que são referência em Saúde Mental: USF Sinhazinha (Grageru), USF Francisco Fonseca (18 do Forte), USF Geraldo Magela (Orlando Dantas) e USF Anália Pina (Almirante Tamandaré). Nessas unidades, eles ficam responsáveis, também, pela dispensação de medicamentos controlados que somam 53 itens.
Atuação
O farmacêutico Fábio Jorge atua há sete anos na rede municipal. "Para atender da melhor forma a população esclarecemos entre outros cuidados, hábitos que podem potencializar ou diminuir o efeito do medicamento como o  horário de ingerir, a alimentação, o jejum e quantas vezes ao dia o medicamento deve ser tomado", explica o farmacêutico.
Fábio também alerta a população sobre os perigos de ingerir uma medicação sem a orientação adequada. "Qualquer remédio seja uma simples analgésico, um antibiótico ou um remédio de tarja preta pode trazer efeitos negativos quando utilizado de forma inadequada. Em caso de alguma reação adversa, o usuário deve de imediato suspender  a medicação e procurar o médico. Também fazemos um apelo para que as pessoas armazenem os medicamentos em locais sem umidade ou exposição à luz direta e principalmente longe do alcance de crianças. As pessoas também não devem reutilizar sobras de remédios de amigos ou de familiares", aconselha. 

0 comentários:

Postar um comentário