terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bons resultados marcam Programa de Controle da Dengue




clique para ampliarÍndices de Infestação em Aracaju caem a cada ano (Foto: Divulgação)
clique para ampliarCoordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAgentes de Endemias realizam um trabalho minucioso de casa em casa
Graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), às parcerias firmadas e ao apoio da comunidade, o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) encerrou 2011 com bons resultados. O programa desenvolveu durante todo o ano uma série de atividades que, atendendo às determinações do Ministério da Saúde, ajudaram a reduzir as infestações do Aedes aegypti na cidade de Aracaju.

Segundo Taíse Cavalcante, coordenadora do PMCD, desde o início do ano passado as ações da SMS voltadas ao combate da dengue envolveram mais do que somente os agentes de endemias, que, de segunda a sábado das 08h às 17h, trabalham vistoriando as residências e identificando e eliminando os focos do mosquito. “Esse trabalho contou ainda com a parceria dos desbravadores e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que reforçaram a equipe municipal, além dos agentes do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), por meio da Brigada Itinerante e do Carro Fumacê que fez a aplicação de inseticida nos bairros da capital”, ressalta Taíse.

De quartas a sábado, a SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também promoveu uma força-tarefa responsável pela limpeza dos terrenos baldios e vias públicas – destruindo assim os possíveis criadouros do Aedes aegypti espalhados pela capital sergipana. De janeiro a dezembro foram coletados, armazenados e repassados para reciclagem 53.779 pneus, total 20,71% maior que o índice ano passado. Foi graças a parcerias como essa, que, de acordo com a coordenação do PMCD, a gestão municipal pôde realizar um trabalho intersetorial e assim aperfeiçoar o controle da doença.

Reconhecimento

O ano de 2011 também foi marcado pela transmissão da videoconferência ‘O controle social no combate à dengue' para todos os conselheiros municipais da saúde a fim de abrir mais frentes de combate à doença. Os seis Índices de Levantamento Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), por sua vez, evidenciaram uma redução de 20% nos casos de infestação registrados na cidade nos últimos três anos, demonstrando que Aracaju hoje está livre de epidemias .

A Secretaria disponibilizou ainda o telefone gratuito 0800-079-1997 para atender notificações imediatas, que além dos casos de dengue com complicações, registram os casos graves de meningite, de doença de Chagas, cólera, febre amarela, peste, paralisia infantil, raiva humana, sarampo, rubéola e desastres naturais como alagamentos e enchentes. Graças ações como essa, o programa do município obteve destaque nacional na 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), onde Aracaju ficou entre as três melhores experiências no controle da dengue no Brasil.

O secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, relata que o trabalho da SMS no controle da dengue é desenvolvido com qualidade tanto na prevenção do Aedes aegypti, quanto no atendimento às suspeitas, e ressalta a responsabilidade de cada cidadão aracajuano em também fazer a sua parte no combate ao mosquito.

"Aracaju vai muito além do que preconiza o Ministério da Saúde em muitos aspectos. A quantidade de LIRAs, a área de abrangência para bloqueio de casos, a realização de hemogramas em todos os pacientes suspeitos de dengue e o trabalho de campo aos sábados são exemplos de alguns dos nossos diferenciais”, elenca o secretário de saúde. “A luta, no entanto, é de todos, pois somente os agentes não podem dar conta do combate. A maioria dos focos surge dentro das residências, por isso é preciso que a população colabore, fazendo a sua parte também em 2012", conclui.

0 comentários:

Postar um comentário