terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Saúde intensifica prevenção da hanseníase




clique para ampliarUsuários da USF José Quintiliano assistiram ao filme que tratou da prevenção da doença (Fotos: Ascom/SMS)
Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a Semana de Controle da Hanseníase, que tem o objetivo de sensibilizar a população e ampliar os cuidados no controle desta doença infectocontagiosa. Na manhã desta terça-feira, 24, as diferentes Unidades de Saúde da Família (USF) transmitiram a mensagem de combate à hanseníase por meio dos diferentes meios de comunicação. 
“A intenção da ação é intensificar a busca ativa por casos da doença. A prevenção da hanseníase envolve a informação e a capacidade da pessoa de suspeitar de uma mancha e procurar imediatamente atendimento para diagnóstico”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. 
Zona Norte 
Na recepção da USF José Quintiliano, situada no bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital, a enfermeira Iane Martha Dias, exibiu vídeos educativos sobre a doença, enquanto os usuários esperavam para ser atendidos. A enfermeira relata que esta iniciativa visa chamar a atenção do paciente para os perigos da doença, os modos de transmissão e da facilidade de se conseguir o tratamento e a cura. 
“Aqui em nossa comunidade, já registramos casos graves de hanseníase, e por isso mais do que nunca precisamos levar a informação para o maior número de pessoas. A doença tem cura e todo o seu tratamento, que varia em média de seis meses a um ano, acontece nas Unidades de Saúde e de forma gratuita. É importante que cada cidadão se previna realizando a higiene pessoal e do ambiente, além de tomar cuidado ao estar próximo de pessoas que estejam com a doença, pois ela é transmitida por meio oral”, explica a enfermeira. 
Para a dona de casa, Ionara Martins Santos, 45 anos, esta ação é muito importante, pois reforça a mensagem de prevenção da hanseníase e chama a atenção para o diagnóstico. “Mesmo após ser atendida pelo médico eu voltei para assistir ao filme, porque gostei bastante desta atividade instrutiva, pois além de recebermos instruções no consultório, também acompanhamos de forma mais chamativa aqui na sala de espera”, afirma a usuária. 
Zona Sul 
Em outras Unidades de Saúde espalhadas pela cidade, as ações também aconteceram de diferentes maneiras. Na USF Geraldo Magela, situada no conjunto Orlando Dantas, na zona Sul, a gerente da unidade, Ana Virgínia, relata que as equipes de saúde foram divididas com diferentes tarefas para que a cada dia seja feita uma atividade nova. “Hoje nós conversamos com os nossos pacientes, transmitimos um filme e disponibilizamos um médico para tirar todas as dúvidas. Ao decorrer da semana faremos dinâmicas de grupo, encenações entre outras apresentações”, ressalta.
Cuidados 
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos, como o fígado, os testículos e os olhos. Com o período de incubação, que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

0 comentários:

Postar um comentário