segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saúde faz balanço das ações no Pré-Caju 2012




clique para ampliarSecretaria Municipal de Saúde realizou prevenção em saúde, fiscalização de alimentos e atendimento de urgência e emergência no Pré-Caju 2012 (Foto: Ascom/ Funcaju)
clique para ampliarEm parceria com o Samu Sergipe, o trabalho do Samu Aracaju atingiu uma resolutividade de 90% dos casos (Foto: André Moreira)
As ações de prevenção em saúde, fiscalização de alimentos e atendimento de urgência e emergência foram desenvolvidas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Pré-Caju 2012. Durante os quatro dias de festa, foram mobilizadas equipes da Vigilância Sanitária Municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Programa Municipal de DST/Aids para garantir a assistência completa aos foliões. 
“No posto do SAMU prestamos socorro a 280 pessoas nos dias de Pré-Caju. No Ponto da Prevenção, sensibilizamos os foliões sobre a importância do sexo seguro, distribuindo 28.800 camisinhas, e com as vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária tiramos de circulação cerca de 40 kg de alimentos que representavam risco de contaminação”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. 
SAMU
Em parceria com o Samu Sergipe, o trabalho do Samu Aracaju atingiu uma resolutividade de 90% dos casos registrados nos quatro dias do Pré-Caju. Durante a prévia carnavalesca, os serviços atuaram de forma integrada com um posto de atendimento com 16 leitos, além de disponibilizar uma Unidade de Suporte Avançado (USA), cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e oito motolâncias. 
No total, os 280 atendimentos realizados estiveram divididos entre 118 traumas (42%); 75 casos de consumo excessivo de bebidas álcoolicas (26%) e 87 casos clínicos (32%). “Em festas como esta o maior número de chamados vem do local que concentra a maior quantidade de pessoas. O atendimento no posto do SAMU montado na festa foi paralelo aos demais atendimentos regulados na base do SAMU, não havendo desassistência aos chamados fora do local do evento", esclarece  a coordenadora da Rede de Urgência em Emergência da SMS, Maria Cecília Mendonça. 
A terceira noite de festa registrou o maior número de atendimentos. Foram 45 traumas, 30 casos  clínicos, 39 atendimentos por ingestão de álcool, totalizando 114 pessoas atendidas e somente oito transferências – três para o Huse e cinco para o Zona Norte. O último dia registrou 56 atendimentos, sendo 25 traumas, 21 clínicos e dez por uso de álcool. “Apesar do alto índice de traumas, tivemos um alto poder de resolutividade, chegando a 90% dos casos”, avaliou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho. 
Ponto da Prevenção
Vinte servidores da secretaria distribuíram preservativos gratuitos para a população no Ponto da Prevenção, instalado na rótula de acesso à ponte que liga os bairros 13 de Julho e Coroa do Meio. No total foram distribuídos 28.800 preservativos e 6.500 sachês de gel lubrificante. 
"Além disso, os foliões foram orientados com mensagens de prevenção estimulando a prática do sexo seguro. Muitos receberam ainda  porta-preservativos. Através do Ponto da Prevenção levamos com êxito a mensagem da prevenção aos foliões”, comemora o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Andrey Lemos . 
Vigilância Sanitária 
Nos dias de festa, as equipes da Vigilância Sanitária Municipal realizaram mais de 763 inspeções entre bares, ambulantes e barracas de comerciantes informais que vendiam alimentos na prévia carnavalesca. Todos os dias os 15  agentes as vistorias começavam antes da festa e  seguiam com o evento. “O principal objetivo foi garantir o bem estar dos foliões através da correta manipulação dos alimentos comercializados na festa”, esclarece a coordenadora Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica Costa.
Cerca de 500 kg de gelo e 40 kg carne de procedência duvidosa, 300 canudos, cinco caixas térmicas, além de bisnagas impróprias de ketchup e mostarda foram apreendidos pelos agentes da Vigilância. “O trabalho foi satisfatório, houve grande colaboração por parte dos comerciantes que em 80% dos casos cumpriram as recomendações passadas no curso realizado pela Vigilância Sanitária em parceria com a Empresa municipal de serviços urbanos (Emsurb)”, conclui a coordenadora. 
Não foi registrada nenhuma denúncia por parte dos populares sobre a venda de alimentos em situação de irregularidade no posto montado pela Vigilância Sanitária Municipal durante o evento.

0 comentários:

Postar um comentário