segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vigilância Sanitária capacita comerciantes para o Pré-Caju 2012




clique para ampliarVigilância Sanitária Municipal capacitou os comerciantes informais que venderão alimentos no Pré-Caju 2012 (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarCurso de higienização e manipulação de alimentos foi bem aceito pelos comerciantes
Todo ano a Vigilância Sanitária Municipal capacita comerciantes informais que vendem alimentos na prévia carnavalesca. Na manhã da segunda-feira, dia 16, foi a vez dos cerca de 120 comerciantes que trabalharão no Pré-Caju 2012 participarem do curso de higienização e manipulação de alimentos. O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe. Na oportunidade, os vendedores tiraram dúvidas, aprendendo importantes cuidados sobre como prevenir a contaminação dos alimentos. 
“O curso é obrigatório e mostra o trabalho criterioso da Vigilância em grandes eventos, garantindo a qualidade dos serviços e a saúde de moradores e visitantes”, afirma o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos. 
Durante o curso, a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica, destacou alguns dos cuidados que deverão ser adotados. “É preciso sempre lavar as mãos antes de manipular qualquer alimento e também retirar do corpo adornos como anéis, correntes e relógios. Já os canudos e saches de ketchup e mostarda devem ser fornecidos em embalagens lacradas. Além de tudo, o gelo e as carnes utilizadas devem ser comprados de empresas devidamente credenciadas”, orientou. 
Vigilância no Pré-Caju 2012 
Ana Angélica alertou que nos dias de Pré-Caju, antes do início do evento e durante a festa, as equipes da Vigilância Sanitária Municipal estarão realizando vistorias nas barracas e pontos de venda. “Serão verificados, além dos cuidados na manipulação da comida, a acomodação dos alimentos que devem estar cobertos, embalados e acomodados em condições ideais para a conservação”, disse. 
Caso surja alguma denúncia ou queixa de irregularidades a Vigilância Sanitária Municipal informa que vai manter um posto para atendimento à população. “O ponto será instalado na área da segurança, próximo ao posto do SAMU”, acrescentou Ana Angélica.
Aceitação
O alerta da Vigilância Sanitária foi bem aceito pelos comerciantes. “Graças ao apoio dado pela Prefeitura e ao empenho dos vendedores para cumprir as determinações, todos os anos recebemos elogios pelo cuidado e higiene na manipulação dos alimentos durante a festa”, avalia Admilton Pereira, o presidente da Associação de Vendedores Ambulantes e Usuários de Espaço Público de Sergipe. 
A vendedora de lanches, Maria de Fátima, disse que já participou do curso várias vezes e comercializou lanches em todas as edições do Pré-Caju. Na opinião dela, o alerta também é importante para que todos observem se está tudo limpo e organizado na barraca e se o vendedor também cuida da higiene pessoal, adotando cuidados como cortar as unhas e usar o cabelo preso numa touca.  “Quando o cliente vê um ambiente agradável, ele não fica com receio de se aproximar e comprar os produtos. Por isso é legal ir preparado”, revelou.

0 comentários:

Postar um comentário