quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Saúde Aracaju leva orientações sobre violências e acidentes à Orla da Atalaia




clique para ampliarA ação que antecede o Pré-Caju alerta a população, entre outros fatores, para o perigo dos excessos (Arte: Ascom/SMS)
Com a intenção de levar informações e orientações quanto à prevenção e promoção à saúde, o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Comitê Municipal de Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), fará mobilização nesta quarta-feira, dia 18, na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, das 20 horas até meia-noite.
De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde, Sayonara Carvalho, o objetivo é orientar o público presente nessa grande festa, que é o Pré-Caju. “Os acidentes de trânsito no Brasil se tornaram um problema de saúde pública e uma das maiores despesas aos cofres públicos. Só em 2011, o País gastou R$ 14,5 bilhões e tem o quinto maior número de mortes do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí a importância de desenvolver projetos locais com atores de diversas áreas para redução e impacto das lesões e óbitos no trânsito”, ressalta Sayonara Carvalho.
A ação que antecede o Pré-Caju alerta a população, entre outros fatores, para o perigo dos excessos, principalmente a mistura imprudente de álcool e direção, muitas vezes fatal.
“Planejar ações para trabalhar a prevenção dos acidentes e violências é sempre um enorme desafio. Por isso concentramos essa ação em um horário com a orla movimentada, de moradores e turistas. Estaremos durante esta atividade alertando a sociedade com o objetivo de reduzirmos os óbitos, principalmente entre os jovens, que são alvos de maior vulnerabilidade, com relação a acidentes e violências”, destaca Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
Núcleo 
Desde novembro de 2011, o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da SMS foi legitimado por meio da Portaria 182/2011. A criação do Núcleo surgiu pela necessidade de agir em prevenção e baseado na realidade em que os homens são maioria nas estatísticas de óbitos em acidentes de trânsito e minoria na frequência às unidades de saúde.
“O Núcleo é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Aracaju, que demonstra a preocupação da gestão municipal com a prevenção e promoção à saúde. Os acidentes de trânsito estão matando mais do que muitas guerras, e o Nupeva chega para agir de forma preventiva”, conclui Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário