sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Academia da Cidade marca o Projeto Saúde Verão


clique para ampliarParticipação do Programa Academia da Cidade marcou o evento (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarProfissionais da SMS realizaram aulões durante todos os dias do evento
clique para ampliarProjeto Saúde Verão levou promoção em saúde à população
O Projeto Saúde Verão, organizado pela Clínica e Hospital São Lucas em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi encerrado com êxito nesta sexta-feira, dia 13. A iniciativa promoveu diversas atividades de promoção à saúde, no bairro 13 de Julho, como palestras sobre cuidados em nutrição, fisioterapia, controle dos fatores de risco cardiovascular e outros.  No eixo do esporte e lazer, a participação do Programa Academia da Cidade da SMS marcou a quinta edição do evento com aulões diários de atividades como alongamento, caminhada, ginástica e dança.
As equipes da Academia da Cidade estiveram no calçadão da avenida Beira Mar, sempre nos horários das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, ensinando a população como cuidar melhor da saúde do corpo. “Sensibilizamos moradores e turistas, mostrando os benefícios de uma rotina de exercícios físicos seja no controle ou na prevenção de diversos males como obesidade, hipertensão e colesterol alto. Ações como esta levam saúde sempre ao cidadão", enaltece o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.
Flávia Prudente, coordenadora do Projeto Saúde Verão, também comemora o sucesso da ação, idealizada pela Clínica e Hospital São Lucas com a parceria da SMS. “Recebemos um fluxo intenso de participantes. Mais de 2.000 pessoas compareceram ao evento. Isso é ótimo! Mais uma vez levamos a mensagem da prevenção para os aracajuanos, ensinando cuidados simples que melhoram a qualidade de vida”, avalia.
Energia e animação
Na manhã dessa sexta-feira, dia 13, uma das últimas aulas do Programa Academia da Cidade, no Projeto Saúde Verão, fez os usuários do programa, populares e turistas gastarem calorias com muita energia e animação. A participação da terapeuta ocupacional, Risonete Lúcia, a ‘professora Riso’ da Universidade da Paz (Unipaz-SE), animou ainda mais a atividade de alongamento, que foi concluída com a dança das marchinhas de carnaval, abraços coletivos e um belo café da manhã com frutas e sucos naturais.
Aprovação do público
“Achei nota 10 essa oportunidade. Gosto de caminhadas e exercícios, por isso acompanhei vários dias de atividades”, conta Evandro Vieira, que há dois anos também freqüenta a Academia da Cidade, no bairro Inácio Barbosa.
Maria Valdete, 60 anos, também aprovou o Projeto Saúde Verão. “Gostei muito do aulão de alongamento, a gente tem sempre que ir se cuidado para manter a saúde e essa foi uma excelente oportunidade para entrar em forma”, conta a professora aposentada.
“É muito importante esse tipo de iniciativa, que não só nós estimula a entrar em forma, como conscientiza a população de que é preciso fazer isso com saúde, pois não existe fórmula mágica para reduzir medidas e a perda de peso é um processo contínuo”, revela Fernanda Andrade, aluna do Pólo de Atividades Físicas da Academia da Cidade no bairro Bugio.
Continuidade
Nos próximos dias, o Programa Academia da Cidade segue realizando atividades em diversos pontos da capital.  A Academia da Cidade está aberta para receber a população, oferecendo assistência gratuita e especializada em educação física em 17 pólos espalhados em 15 bairros. “A estrutura montada para o Projeto Saúde Verão, no calçadão da avenida Beira Mar, será mantida por mais alguns dias. Aproveitaremos o palco para realizar uma programação especial com os usuários do programa”, acrescenta Magno Carvalho, o coordenador de Atividades Físicas da Academia da Cidade
.

0 comentários:

Postar um comentário