sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aracaju supera metas nacionais de cobertura vacinal




clique para ampliarAracaju apresenta bons índices de cobertura vacinal
Em 2011, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) manteve um excelente desempenho na cobertura vacinal. As vacinas evitam o adoecimento dos aracajuanos com doenças infecto-contagiosas e imunopreveniveis, e garantem mais saúde para a população. Na maior parte das campanhas, Aracaju superou as metas previstas pelo Ministério da Saúde (MS).
Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, os altos índices de cobertura vacinal de Aracaju foram possíveis graças à qualificação e ao comprometimento dos trabalhadores da rede municipal. "Como aumentamos a oferta das vacinas, investimos no aperfeiçoamento dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária. Para 2012, vamos continuar qualificando nossos serviços para impactar na qualidade de vida dos aracajuanos", diz Silvio Santos.
Doses contra gripes
Para conter o risco da expansão da transmissão do vírus da influenza (gripe), Aracaju conseguiu vacinar 85.61% dos grupos mais vulneráveis. A cobertura aracajuana superou a meta nacional, que foi estabelecida em 80%.
"Dos grupos de risco de transmissão de vírus da influenza, foram vacinados 100% dos trabalhadores da saúde: um total de 9.130 trabalhadores. No segmento das crianças de zero a dois anos, foram vacinados 12.693 crianças, o que representa 87,92% desse público. Já a imunização de gestantes, foram vacinados 5.306 mulheres, o que representou 63,71% da meta. Exclusivamente, as gestantes foram o único público com baixa adesão á campanha. Este ano, a SMS vai ampliar a busca ativa das gestantes", informa a referência técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura.
"Além dos altos índices de vacinação entre as crianças, a SMS mobilizou idosos e jovens adultos suscetíveis a enfermidades como rubéola, caxumba, sarampo, difteria, tétano dentre outras enfermidades", como informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante.
Sarampo, pólio e rubéola 
Débora Moura destaca a contribuição de Aracaju para a manutenção do estado de erradicação da poliomielite, sarampo e controle da rubéola. "Nessas campanhas nacionais de vacinação, a SMS imunizou 95% do público alvo, alcançando a meta proposta pelo Ministério da Saúde", diz a técnica.
Na poliomielite, Aracaju alcançou 95,29% da meta na primeira etapa e 100%, na segunda. Já na campanha de segmento do sarampo (sarampo, rubéola e caxumba) a cobertura foi de 97,03%.
Rotina
Do calendário vacinal de rotina, o município de Aracaju também se destacou com as coberturas estabelecidas pelo MS. Segundo Débora Moura, nas 43 unidades da rede básica, a SMS garantiu de forma regular e em 100% os abastecimentos mensais de vacinas, padronizadas no Sistema Único de Saúde.
As doses de vacinas disponibilizadas nas unidades básicas são pólio, treta valente, BCG, Hepatite B, Sarampo, caxumba e rubéola, meningococo C, pneumococo 10 valente, rotavírus, febre amarela (para viajantes), antirrábica humana e dupla adulto, que protege contra difteria e tétano.
Especificamente com a meningococo C, Aracaju conseguiu vacinar 96% da população abaixo de um ano já no primeiro ano de introdução do calendário vacinal. "Aqui, também superarmos os índices estabelecidos pelo Ministério da Saúde", completa Débora Moura.
A BCG e Hepatite B, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza em todas as maternidades públicas e privadas da capital as doses de vacinas BCG e Hepatite B, para os recém nascidos. "De BCG foram aplicados 8.377 doses da vacina e Hepatite B 7.624 doses", diz Débora Moura. 

0 comentários:

Postar um comentário