quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bairro Suissa recebe a primeira visita da força-tarefa em 2012




clique para ampliarAções contra a dengue são mantidas pela Prefeitura de Aracaju em 2012 (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarCom as chuvas, recipientes dispensados inadequadamente em quintais podem esconder focos da dengue
clique para ampliarEdileuza Conceição, supervisora da força-tarefa no bairro Suissa
clique para ampliarAgentes de limpeza da Emsurb recolhem materiais em terrenos baldios
As ações contra a dengue mantidas pela Prefeitura de Aracaju continuam em 2012. Na manhã desta quarta-feira, dia 11, o bairro Suissa recebeu a primeira visita do ano da força-tarefa do Programa Municipal de Controle da Dengue. A ação segue até amanhã, dia 12, e tem o objetivo de visitar 330 imóveis, além de limpar terrenos baldios, que acumulam lixo como pneus e latas, o que aumenta o risco do surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti.
Onze agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam dessa força-tarefa, eles seguem vistoriando imóveis e orientando a população sobre como prevenir à dengue. Outros 10 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) seguem recolhendo resíduos sólidos como lixo, garrafas e recipientes dispensados de forma inadequada em terrenos baldios.
Em 2011, Aracaju registrou excelentes resultados com o trabalho de controle da dengue. “Nesse ano de 2012 estamos mais uma vez reforçando as ações e sensibilizando a população sobre a importância de adotar cuidados permanentes contra a doença, para que os bons resultados continuem sendo registrados, como foi em 2011”, afirmou Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
Como prevenir
A supervisora da força-tarefa no bairro Suissa, Edileuza Conceição, destaca os cuidados que devem ser adotados pela população para prevenir à dengue. “É preciso que a população tenha consciência de que a responsabilidade de controlar a dengue passa por ações simples como organizar os quintais, limpar as lavanderias, pelo menos duas vezes na semana escovando bem as paredes, pois os ovos deixados pelo mosquito são resistentes e grudam nas laterais dos reservatórios. É muito importante que a população tenha noção do seu papel nesse controle”, explica.
A administradora de empresas, Andressa Calheira, que trabalha no bairro Suissa, ressalta a importância da ação no bairro.  “Acho muito válido porque já sofri com a dengue e cheguei a passar uma semana hospitalizada. As pessoas precisam cuidar melhor dos quintais, pois combater a dengue é uma responsabilidade de todos”, afirma.
Fumacê
Em virtude do grande fluxo turístico que Aracaju recebe no início do ano, algumas das atividades de combate à dengue já estão sendo reforçadas. Desde o dia 2 de janeiro, a aplicação de inseticida em UBV (Ultra Baixo Volume), conhecido também como carro fumacê, está sendo realizada em sete bairros da capital: Atalaia, Farolândia, Coroa do Meio, Grageru, São José, 13 de Julho e Centro.
Além do fumacê convencional, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, desde 9 de janeiro, o fumacê costal, que está sendo aplicado nas áreas externas dos hotéis de Aracaju, pelos agentes de endemias. A ação segue durante todo o mês de janeiro.
"Esse é um cuidado direcionado para áreas com maior quantidade e fluxo de pessoas entre moradores e visitantes. O objetivo é preparar o meio ambiente para diminuição do número de mosquitos Aedes aegypti", acrescenta Taíse Cavalcante, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue.

0 comentários:

Postar um comentário