quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saúde Aracaju realiza mobilização sobre violências e acidentes na Orla da Atalaia




O evento foi realizado na véspera do Pré-Caju, com o intuito de alertar a população (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDurante a mobilização motoristas foram abordados e receberam orientação
clique para ampliarEquipe do Nupeva
Na noite de quarta, 18, aracajuanos e turistas que circulavam na Orla da Atalaia foram surpreendidos por uma blitz educativa realizada pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Comitê Municipal de Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat). A ação levou informações e orientações sobre prevenção e promoção à saúde.

Durante a mobilização, que aconteceu das 20h até meia-noite, os motoristas foram abordados e receberam panfletos e lixeirinhas para automóvel com a mensagem "Sinal vermelho para a violência no trânsito". A campanha se estenderá até o Carnaval, com a realização de blitzes em diversos pontos da cidade.

O evento foi realizado na véspera do Pré-Caju, com o intuito de alertar a população principalmente quanto à mistura imprudente de álcool e direção, muitas vezes fatal. "As ações se estendem durante todo o ano por meio do Nupeva priorizando também outras violências realizadas com todos os grupos vulneráveis: mulher, criança, idoso. O nosso objetivo maior é somar esforços junto com a sociedade e reduzir cada vez mais o número de mortes em nossa capital decorrente das violências", afirma Karla Viviane, técnica do Nupeva.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a criação do Nupeva surgiu pela necessidade de atuar na prevenção. "O Núcleo foi legitimado pela Secretaria de Saúde de Aracaju em novembro de 2011, demonstrando a preocupação da gestão municipal com a prevenção e promoção à saúde. Planejar ações precisas de orientação é um enorme desafio e o Núcleo chega para agir nessa frente, evitando as consequências dessas violências e acidentes", conclui Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário