quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Turistas apoiam trabalho de prevenção da dengue em hotéis e pousadas de Aracaju




clique para ampliarCom a chegada dos borrifadores, turistas tiveram de se afastar das áreas da piscina e de lazer, por alguns minutos (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDe Maringá, Thiago Perez e Vanessa Perez elogiam a ação da PMA
clique para ampliarChefe de manutenção, Daniel Gonçalves fala da efetividade e regularidade das ações da PMA
clique para ampliarCasal paulistano, Geraldo Ciro Anastácio e Marli Fernandes afirmam que ações de Aracaju devem ser copiadas
clique para ampliarAs turistas Célia Regina e Marcia Silva se dizem seguras em Aracaju
clique para ampliarTurista de Minas Gerais, Geraldo Saldanha se encanta com Aracaju
Turistas e profissionais de hotelaria aprovaram a iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até o final deste mês, será borrifado inseticida com o fumacê costal em áreas externas (áreas de lazer, casas de bomba de piscina, jardins, canteiros e garagens) de 17 hotéis e pousadas.
Na borda da piscina e área de lazer, os hóspedes foram orientados a deixar esses locais para que os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizassem o trabalho. A aplicação do inseticida dura alguns minutos e em seguida as áreas são liberadas para o público. 
Mesmo tendo que abandonar a piscina, os turistas demonstraram apoio à medida. Muitos afirmaram que em suas cidades de origem o trabalho ainda está atrasado. Hospedados no Hotel Parque das Águas, o casal de Santo André/SP, Geraldo Ciro Anastácio e Marli Fernandes, disse que a ação de Aracaju deve ser copiada por outras cidades. “Todos os municípios de médio e grande porte deveriam copiar a intensificação da prevenção contra a dengue de Aracaju, em especial nos hotéis”, disse Geraldo Ciro, que é técnico de segurança.
Já a professora Marli Fernandes informou que muito mais importante do que o lazer é a saúde. “Seria maravilhoso se os grandes municípios brasileiros fossem mais efetivos no combate à dengue como Aracaju. A erradicação do mosquito da dengue seria mais fácil”.
Aracaju surpreende 
No Hotel Mercure, os mineiros Geraldo Saldanha e a família também tiveram que suspender o lazer. “Para nós não foi incômodo algum, a aplicação desse produto protege a população local da dengue”, revelou. Ele disse ainda que, andando em Aracaju, a cada minuto a Prefeitura surpreende os visitantes. “A cidade está bonita e muito bem organizada”, opina o turista que estava hospedado no Mercure, acompanhado de 11 pessoas. 
Ainda no Mercure, as paulistas Célia Regina e Márcia Silvia que vieram pela primeira vez a Aracaju disseram que se encantaram com o que viram. “A dengue é um problema sério e a Prefeitura está de parabéns por agir. Além disso, e bem diferente de outras capitais, nós caminhamos no calçadão da orla com muita tranquilidade”, disse a bancária Célia Regina. Márcia Silvia reforça a opinião da amiga. “Olha, em capitais do Nordeste e do Sul do País a gente não tem mais tranquilidade para passear à noite. Aqui em Aracaju, ficamos muito à vontade e protegidas”, conta a paulistana. 
No Hotel Parque das Águas, o jovem casal de Maringá, cidade do Estado do Paraná, Thiago Lugli Perez, 25, e Vanessa Perez, 24, afirmaram que em Aracaju, além dessa ação no hotel, a orla e o centro da cidade estão limpos e organizados. “Esta cidade é muito bonita”, afirmou Thiago.
De viagem a trabalho, a técnica em merchandising, Rosineide Silva, e a analista de RH, Paula Moraes, também demonstraram surpresa quanto ao combate da dengue e a infraestrutura da cidade. “O meu sentimento é de felicidade, de segurança e de acolhimento”, expressou Rosineide.      
Trabalho efetivo
O chefe de manutenção do Mercure, Daniel Gonçalves, atesta que o hotel recebe a visita regular dos agentes de endemias. “O trabalho da Prefeitura aqui é efetivo. Os agentes fazem visitas mensais para orientar e eliminar focos de mosquito”, conta. 
Nos últimos dois dias, os aplicadores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitaram os hotéis Pousada do Sol, Mercure, antigo d`Burguês, Real Praia e Radisson. Nesta quinta-feira, dia 12, eles estão atuando no Hotel Parque dos Coqueiros. 
Segundo o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, a aplicação do fumacê antecede o Pré-Caju, dado à concentração de turistas. “Antes de iniciar o Pré-Caju, reforçamos as ações de combate à dengue para diminuir a infestação de mosquito. Nosso objetivo é impedir a transmissão do vírus tipo 4”, disse Silvio Santos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Taíse Cavalcante, lembra que várias cidades brasileiras estão com surto de dengue. “Caso um visitante venha a Aracaju com dengue, a fêmea do mosquito Aedes aegypti pode picar o turista e transmitir a doença para a população local”, explica. 
Ela informou ainda que a aplicação do fumacê é feita diretamente em locais propícios à proliferação de focos de mosquito. “Essa técnica é usada na rotina do Programa Municipal de Controle da Dengue no bloqueio de casos e/ou em locais acidentados e/ou de difícil acesso para o carro fumacê. Quanto às dependências dos hotéis, os funcionários são orientados a intensificar os cuidados de eliminação de focos do mosquito”, concluiu Taise Cavalcante.

0 comentários:

Postar um comentário