terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Saúde divulga o primeiro LIRAa de 2012




clique para ampliarReservatórios de água continuam representando alto índice de infestação da dengue (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarCoordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante
A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju divulgou na manhã desta terça-feira, dia 24, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de  2012. O encontro entre a Vigilância Epidemiológica Municipal e a imprensa aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo. O levantamento diagnosticou que em todo o ano de 2011 e em janeiro desse ano a infestação da dengue na capital permaneceu sob controle, registrando o índice médio de 1,7%.  Nenhum dos 39 bairros representa alto risco de contaminação da dengue.
O LIRAa de 2012 aponta que 12 bairros foram classificados como baixo risco de dengue, são estes: Mosqueiro, Areia Branca, Robalo, América, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Luzia,  Novo Paraíso, Treze de Julho, Santos Dumont e Centro.
"Temos hoje um dos melhores programas de controle da dengue do país, mas ainda assim o trabalho isolado da Prefeitura não vai surtir efeito se não houver a colaboração de todos. O comportamento do mosquito é cada vez mais domiciliar e precisamos do apoio dos moradores nesse controle", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Não foram encontrados criadouros do mosquito em entulhos e resíduos sólidos. Os dados confirmam a importância do trabalho integrado da Prefeitura de Aracaju por meio das parcerias entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que realizam as ações de força-tarefa com visitas domiciliares e a limpeza de terrenos baldios para recolhimento de pneus em desuso e outros materiais que representam risco. 
No verão, a alternância do clima entre sol intenso e chuva faz com que recipientes que podem acumular água como copos plásticos e latas jogados em locais inadequados ofereçam condições ideais para reprodução do mosquito, que fica adulto em cerca de 5 ou 7 dias.
 “As pessoas devem manter o cuidado e a educação de só jogar lixo e entulho em locais adequados para a coleta, colaborando para limpeza da cidade e também para a saúde de todos”, acrescenta o secretário municipal da Saúde.
No entanto, o LIRAa de janeiro alerta que 81% dos criadouros de dengue confirmados foram encontrados em lavanderias, caixas d’agua, tonéis e outros tipos de depósitos de abastecimento de água.  A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, observa que em algumas localidades a população não tem adotado as orientações passadas pelos agentes de endemias. Algumas pessoas aguardam a visita dos agentes para a realização do trabalho de combate à dengue, deixando de fazer a sua parte. 
"Isso não deve acontecer, pois o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. Além de organizar os quintais, os moradores precisam criar o hábito de lavar as lavanderias e tonéis pelo menos duas vezes na semana escovando bem as paredes, pois os ovos deixados pelo mosquito são resistentes e grudam nas laterais dos reservatórios ficando lá por até 450 dias aguardando água e podendo se transformar em larvas em poucos dias”, destaca a coordenadora. 
Os maiores índices de infestação registrados em Aracaju foram nos bairros Santa Maria, Industrial e Palestina com 3,4% e Cidade Nova com 3,3%. Com índices variando entre 2,3% e 2,1 % os bairros São José, 18 do Forte, Cirurgia, Siqueira Campos, Suissa e Pereira Lobo também apontam o descuido dos moradores. Nas próximas semanas a força-tarefa de combate à dengue segue monitorando e vistoriando imóveis nos bairros e reforçando o alerta nas localidades onde focos da dengue já foram identificados, além de investigar também o surgimento de novos criadouros do mosquito.

0 comentários:

Postar um comentário