sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Combate à dengue é intensificado no período de festas




clique para ampliarInseticida já foi aplicado em hotéis e pousadas da Orla da Atalaia (Fotos: Ascom/SMS)

Combater a dengue no período de festas é uma das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Por isso, desde o réveillon diversas medidas de controle da dengue estão sendo intensificadas. Entre elas, a aplicação do fumacê, um inseticida que elimina o mosquito da dengue ainda adulto.
A aplicação do inseticida já foi feita em hotéis e pousadas da Orla da Atalaia e será estendida para sete bairros da capital - Farolândia, Coroa do Meio, Grageru, Atalaia, São José, 13 de Julho e Centro. "O principal objetivo é garantir a saúde dos cidadãos e evitar que outros tipos dos vírus voltem a circular na cidade, por causa da grande quantidade de pessoas que visita Aracaju durante o Pré-Caju. Essa é mais uma medida de prevenção entre outras adotadas e que juntas fazem do nosso Programa de Controle da Dengue um dos melhores do pais", destaca o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos. 
O fumacê é uma iniciativa do Município de Aracaju em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Essa é uma ação direcionada para áreas com maior quantidade e fluxo de pessoas entre moradores e visitantes. O inseticida permite preparar o meio ambiente para diminuição do número de mosquitos Aedes aegypti, reduzindo o risco da circulação de vírus", esclarece a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.
Força-Tarefa
Outro cuidado importante é a força-tarefa de combate a dengue realizada pela SMS e Empresa Municipal de Serviço Urbanos (Emsurb). A força-tarefa já visitou os bairros Suissa (nos dias 11 e 12 de janeiro) e Santos Dumont (nos dias 18 e 19). No total, 985 imóveis já foram vistoriados pelos agentes de endemias. Já os agentes de limpeza da Emsurb seguiram limpando terrenos baldios que acumulam lixo como pneus e latas, representando risco para o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti.
O supervisor da dengue no bairro Santos Dumont, Carlos Augusto, explica que a dengue tornou-se uma doença domiciliar e por isso os agentes de endemias estão alertando os moradores, explicando que a responsabilidade de controlar a dengue exige cuidados frequentes. "É fundamental limpar as lavanderias duas vezes por semana escovando bem as paredes, cobrir reservatórios de água, tonéis e ralos com telas e manter quintais organizados com recipientes de cabeça para baixo", afirma.
Nesta sexta-feira, dia 20, e no sábado, 21, a força-tarefa estará no bairro Industrial. Lá as equipes de agentes farão a concentração às 8h, na Unidade de Saúde Família (USF) Dona Jovem.
Aprovação dos aracajuanos
Tanto os cidadãos aracajuanos como os visitantes estão satisfeitos com o trabalho de prevenção e combate à dengue realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde. "Fico feliz e me sinto mais segura com esse alerta. Acho que receber a visita dos agentes de endemias, sensibilizando mais uma vez para que todos façam a sua parte é muito importante", revela Jaqueline Alves , 32 anos, moradora do bairro Santos Dumont.

0 comentários:

Postar um comentário