quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SMS leva Teste Rápido para trabalhadores da Emsurb




clique para ampliarAo lado de Andrey Lemos, Maria Jordão recebe feliz o resulltado do Teste Rápido (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAgente de Limpeza, Oscar Correia fez o Teste Rápida
clique para ampliarEquipe de DSTs Aids coleta sangue para o Teste Rápido
clique para ampliarGerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes diz que a participação dos trabalhadores é efetiva
clique para ampliarAndrey Lemos fala sobre a importância da prevenção e diagnóstico em DSTs e aids
clique para ampliarEquipe de DSTs Aids coleta sangue para o Teste Rápido
clique para ampliarProfessor de Educação Física do Parque da Sementeira, Fábio Augusto parabeniza o acesso ao exame
Na manhã desta quinta-feira, 5, cerca de 100 trabalhadores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) aderiram ao Teste Rápido, o diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. O Teste Rápido foi disponibilizado pela equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante a Semana Interna de Segurança a Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento aconteceu no Parque Augusto Franco, onde fica localizada a sede da Emsurb.

A equipe do programa realizou palestra, disponibilizou os testes e distribuiu material informativo e preservativos. Da equipe da SMS estavam sete profissionais: o coordenador do programa, Andrey Lemos, três enfermeiras, uma farmacêutica, uma visitadora sanitária e um apoio administrativo.

Antes dos testes, Andrey Lemos ministrou uma palestra sobre DSTs, Aids e Hepatites: a importância da prevenção e diagnóstico. "Todos os testes que realizamos no evento deram resultado negativo. Mas, alertamos a cada um durante o resultado dos exames que a Aids não escolhe idade e nem gênero. As pessoas que tiveram os exames negativos precisam continuar se protegendo. E a única forma de se proteger é usando camisinha", afirma Andrey Lemos.

A equipe de DST/Aids também entregou durante o resultado do exame o cartão vermelho do Teste Rápido, divulgando o acesso ao serviço, localizado no Centro de Testagem Rápido (CTA), que também disponibiliza exames de hepatite e sífilis. O CTA está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

AprovaçãoA fiscal de limpeza Maria José Jordão, 55 anos, fez o teste e festejou o resultado negativo do exame. Ela trabalha na Prefeitura há 25 anos. "Promover essas ações dentro do trabalho é uma coisa correta. A gente tem direito e o prefeito sempre estimula essas coisas. O prefeito e o pessoal da SIPAT olham sempre para os servidores", conta Maria Jordão.

O agente de limpeza pública, Oscar Correia Guimarães Filho, 49, aderiu ao Teste Rápido pela segunda vez. Ele tem nove filhos de três mulheres e afirma que atualmente usa camisinha. "Aos meus colegas eu digo que todo mundo deve usar camisinha e que o Teste Rápido não dói, parece uma picada de formiga", diz o agente de limpeza.

A gerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes, conta que a empresa mobilizou funcionários da sede, os fiscais de espaços públicos que atuam nas feiras e mercados e os que trabalham da limpeza urbana. "O teste rápido em DSTs e Aids foi solicitado pela SIPA e pela coordenadoria de Medicina e Segurança do Trabalho da própria Emsurb. A nossa empresa sempre estimula o ciclo de palestras sobre a saúde, para propiciar o acesso à informações sobre a saúde do trabalhador. Em todos esses eventos, a receptividade dos trabalhadores é sempre boa e efetiva", diz a gerente.

O professor do Programa de Atividade Física do Parque Augusto Franco, Fábio Augusto, diz que a palestra sobre DSTs e aids foi importante para os funcionários, em especial para os homens, "porque a grande maioria dos homens não tem costume de procurar a unidade de saúde", diz.

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, parabeniza a iniciativa da Emsurb. "Já iniciamos o ano mantendo e fortalecendo essa intersetorialidade entre os órgãos públicos da Prefeitura". Silvio Santos também destacou o papel do Programa de DST/Aids. "O Programa de DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju é referência nacional. Em 2010, o Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde considerou como o 5º Melhor Programa de DSTs do Brasil", conclui o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário