![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/48982/pedro_leite.jpeg&w=200&q=100)
Para atuar na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, a Vigilância Sanitária de Aracaju marcará presença na maior prévia carnavalesca do Nordeste, o Pré-Caju. Em todos os dias do evento, a equipe composta por 15 profissionais estará circulando pelo evento e também em um estande montado na área de segurança da festa.
"A equipe atuará na fiscalização do comércio ambulante e registrando denúncias da população presente no evento. O trabalho consistirá em acompanhar o cumprimento das recomendações que serão dadas no treinamento, que será realizado no dia 16 de janeiro, às 8h30, no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease)", ressalta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica.
No encontro, os técnicos da Vigilância Sanitária passarão as informações e os cuidados necessários de manipulação, exposição e comercialização de alimentos, com o objetivo de minimizar os riscos para a população, que consome alimentos provenientes do comércio ambulante.
A fiscalização também atuará sobre o comércio de produtos como o gelo, impedindo a comercialização de mercadorias que são fabricados de forma irregular.
Denúncias
Denúncias
Quando a população identificar alguma possível irregularidade no comércio de alimentos, ou por parte dos ambulantes ou bares e restaurantes presente na festa, poderá se dirigir até o estande da Vigilância Sanitária para registrar a denúncia. O estande ficará localizado próximo aos demais órgãos, como o Samu, a Polícia Militar, o Conselho Tutelar e o Corpo de Bombeiros.
A Vigilância Sanitária atua também na investigação de surto de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em parceira com a Vigilância Epidemiológica. Em caso de doenças ligadas ao consumo de alimentos na festa, a população pode entrar em contato com o número 2106-9766 e realizar a denúncia.
"A Vigilância Sanitária de Aracaju marca presença nessa grande festa, que é o Pré-Caju, e essa presença transmite à população aracajuana a confiança de que a fiscalização está sendo realizada e que a própria população pode denunciar possíveis irregularidades no evento. A participação da Secretaria Municipal da Saúde demonstra o cuidado e a responsabilidade que a Prefeitura de Aracaju tem com a saúde da população", conclui Silvio Santos, secretário municipal da Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário