quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PMA distribui kit escolar para dentistas da rede




clique para ampliarCirurgião-dentista, Vera Olinta considera o PSE como muito importante para ajudar às famílias a prevenir doenças bucal
clique para ampliarPrmeiro grupo reuniu cerca de 30 cirugiões-dentistas
clique para ampliarSMS distribui kit escolar para dar suporte a promoção em saúde bucal
clique para ampliarTodos os cirurgiões-dentistas que atuam com o PSE vão receber o kit escolar
Cirurgiões-dentistas que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), receberam kit escolar para dar suporte às ações de educação em saúde bucal. O kit contém materiais como tesourinha, lápis de cor e de cera, cartolina, massa de modelar, tinta, cola e bolinhas de assopro. A distribuição iniciou na quarta-feira, 18, à tarde, e segue até esta quinta-feira, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
As atividades do PSE preveem três componentes básicos de atuação: avaliação clínica, promoção à saúde e educação permanente. Este ano, a PMA ampliou as ações do PSE habilitando 43 equipes de saúde e 85 escolas públicas. Ao todo, o programa vai beneficiar 43.221 alunos matriculados na rede de ensino municipal e estadual.
"A experiência do PSE promoveu a intersetorialidade entre a saúde e a educação, possibilitado aos estudantes das escolas municipais a maior aproximação com as Unidades de Saúde da Família espalhadas por Aracaju e assim um trabalho focado na prevenção de doenças", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Dos cerca de 70 cirurgiões-dentistas lotados em Unidades de Saúde da Família, aproximadamente 30 profissionais receberam o kit.
"Esse material atende às solicitações dos próprios profissionais para qualificar o trabalho de educação em Saúde Bucal, que já vinha sendo realizado em atividades extra muro, dentro das escolas públicas", diz a técnica do PSE Aracaju, Sandra Helena.
"Considero o PSE como uma estratégia muito importante para ajudar às famílias a prevenir doenças da boca de seus filhos. Para essa tarefa, no ano passado recebemos o kit de macro-modelos educativos de um dente com cárie e doença periodontal, uma arcada dentária e uma escova educativa. Esses materiais nos ajudam na tarefa de estimular a prevenção entre as crianças", conta a cirurgiã-dentista, Vera Olinta, que atua na USF Onésimo Pinto, localizada no Jardim Centenário.
Da SMS estavam no evento ontem à tarde, os coordenadores da Atenção Básica, Geison Ricardo; da Saúde Bucal, Iucema Santana; Promoção à Saúde, Sayonara Carvalho e a técnica do PSE, Agda Oliveira. Para Sayonara Carvalho, o objetivo da entrega dos kits é estimular a criação e dar suporte aos profissionais para o desenvolvimento de suas tarefas no cotidiano das ações nas escolas.
Protocolo
No encontro com os dentistas, os técnicos do Programa Saúde Bucal da SMS, aproveitaram a ocasião para discutir com a categoria o protocolo de encaminhamento de usuários às especialidades odontológicas. Dentre os protocolos, estão os fluxos entre a Unidade de Saúde e o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no Cemar Augusto Franco.
"O profissional da Atenção Básica pode, por exemplo, encaminhar para o CEO usuários com necessidades especiais e/ou crianças resistentes ao tratamento na Unidade de Saúde. Outras situações que podem ser encaminhadas para os especialistas do CEO são os usuários que apresentem cáries profundas e ou pacientes com problemas gengivais em estado avançado", explica a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Iucema Santana.

0 comentários:

Postar um comentário