segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Academia da Cidade participa do projeto Saúde Verão



clique para ampliarEsse ano a Academia da Cidade passou por muitos avanços (Foto: Radilson Carlos Gomes)
O Programa Academia da Cidade começa o ano de 2012 com o pé direito. A primeira atividade é a parceria com a Clínica e Hospital São Lucas, no projeto Saúde Verão. O projeto acontece do dia 03 ao dia 15 de janeiro no calçadão da 13 de Julho. As ações acontecem das 5h30 às 7h30 da manhã e das 16h30 às 19h30 da noite.
"Iniciar o novo ano com o Projeto Verão em parceria com a Clínica e Hospital São Lucas é uma satisfação muito grande para a gestão. A Academia da Cidade amplia e contagia a população em todos os eventos em que participa. A meta para 2012 é ampliar o programa, levando qualidade de vida para mais três bairros de Aracaju", afirma Silvio Santos, secretário municipal de Saúde
Saúde Verão
Esse é o 5º ano que o Hospital São Lucas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Academia da Cidade, realiza o Projeto Verão no Calçadão da 13 de Julho. A programação acontece durante 15 dias e inclui várias atividades: nutrição, fisioterapia, assistência farmacêutica, geriatria, esporte, tratamento da obesidade, sustentabilidade, controle dos fatores de risco cardiovascular encerrando com o tema 'Acreditando em um Mundo Melhor'.
"A abertura do evento será no pólo da Academia da Cidade da 13 de Julho, onde faremos um grande aulão com todos os usuários e a população que caminha no calçadão. Transferimos as aulas do pólo do bairro Industrial para a abertura do evento. Prometemos muita energia, animação e gasto calórico para o ano que se inicia", ressalta Sayonara Carvalho, coordenadora de Promoção à Saúde.
Academia da Cidade
Esse ano a Academia da Cidade passou por muitos avanços. O projeto ganhou novos pólos de atividades físicas e hoje conta com 17 pólos espalhados em 15 bairros da capital e as atividades são supervisionadas por 22 professores e 31 estagiários de educação física, no horário das 5h às 8h e das 16h às 19h.  No início o programa contabilizava 200 alunos, atualmente são cerca de oito mil cadastrados.
Outro avanço do programa foi a parceria com o Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, em agosto de 2011. Com a nova parceria os alunos passaram a ter acompanhamento nutricional e avaliações, que são realizadas a cada seis meses.
"Em 2011 ampliamos dois pólos, a pedido da população, o que deixa claro a satisfação da sociedade aracajuana com o programa. O projeto foi uma das experiências que inspirou o Programa Federal Academia da Saúde, que em 2012 terá 2.000 Academias em todo país. Encerramos 2011 com cerca de 8 mil usuários cadastrados e vamos, na estação mais quente do ano, inovar estratégias de promoção à Saúde para captar muito mais", destaca Sayonara Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário