sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Samu Aracaju estará presente na festa de Réveillon




clique para ampliarA partir das 19h as equipes especializadas em suporte avançado e básico estarão no evento (Foto: Ascom/SMS)
Para prestar assistência médica e de enfermagem durante a festa de Réveillon organizada pela Prefeitura de Aracaju na Orla de Atalaia, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza no local um posto de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu 192 Aracaju), que este ano conta com a parceria do Samu 192 Sergipe.
A partir das 19h, as equipes especializadas em suporte avançado e básico atuarão no posto de atendimento instalado próximo ao palco principal do evento. No local, a população contará também com os profissionais de outros órgãos, como a Polícia Militar, o Conselho Tutelar e o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Maria Cecília Mendonça, o Samu 192 Aracaju disponibilizou toda a parte de logística, cedeu os materiais e equipamentos para o funcionamento do serviço na festa. 
"Quanto aos recursos humanos, a Secretaria Municipal de Saúde escalou médicos e condutores de ambulâncias para a festa e a Secretaria Estadual de Saúde participará disponibilizando mais equipes, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo. Participarão também estudantes de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes", explica Maria Cecília Mendonça.  
Dados
As estatísticas mostram que o número de atendimentos vem caindo nos últimos anos, confirmando que o trabalho vem surtindo efeito. Na virada de 2009 para 2010 foram 66 atendimentos, e de 2010 para 2011 o número caiu para 41. Os casos mais frequentes, durante o evento são as agressões físicas e o excesso de ingestão de álcool.
"A presença do Samu traz tranquilidade aos aracajuanos durante a festa e agiliza a prestação de serviço. A oportunidade é de aproveitar bastante para confraternizar com a família e amigos e curtir muito as atrações que a Prefeitura de Aracaju está oferecendo. Porém, o alerta para a população é que evitem o exagero na bebida alcoólica, que é registrado como a maior causa dos atendimentos no posto do Samu", ressalta Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
Com o objetivo de ampliar o serviço prestado à população, garantindo a eficiência do atendimento no período festivo, além do Posto Médico Avançado do Samu, na orla da Atalaia, a festa contará com três Unidades de Suporte Básico, uma Unidade de Suporte Avançado e duas Motolâncias, distribuídas em locais estratégicos para atender à população. Num total serão 35 pessoas envolvidas no atendimento às vitimas.
Os pacientes de alta complexidade serão encaminhados pelo Samu para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). E os de baixa e média complexidade serão levados para as Unidades de Atendimento Dr. Nestor Piva (Zona Norte) e Des. Fernando Franco (Zona Sul).

0 comentários:

Postar um comentário