sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reclamações na Ouvidoria da Saúde caem em 2011




clique para ampliarOuvidoria da SMS atende diferentes demandas para oferecer o melhor serviço ao cidadão (Fotos: Ascom/SMS)
De janeiro a novembro de 2011, o serviço de Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atendeu 3.416 pessoas, quase a metade das chamadas registradas no ano passado, quando foram registrados 6.629 atendimentos. Com o objetivo de ser um canal democrático entre a população, o profissional da saúde e a gestão municipal, o serviço funciona por diferentes meios, para oferecer o melhor ao usuário do Serviço Único de Saúde (SUS).
De acordo com Diana Virginia, coordenadora da Ouvidoria, o papel da unidade é acolher qualquer manifestação por parte dos cidadãos, seja crítica ou elogio e realizar o encaminhamento para o setor responsável. “Fazemos contato com toda rede municipal, que vai desde a Unidade de Saúde da Família (USF) até o gabinete do secretário, para encontrar uma solução adequada aos problemas apresentados, trabalhando com reclamações, sugestões, denúncias, informações e também elogios. A Ouvidoria é um estímulo para trabalhar em prol do crescimento da Secretaria, do melhor atendimento ao usuário e da manutenção de bons resultados”, explica a coordenadora.
O secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância do serviço. “A população deve procurar os serviços da Ouvidoria, pois essa é uma das mais importantes ferramentas de acesso e humanização do SUS em Aracaju. É através desse serviço que podemos captar e solucionar diversas demandas”, ressalta Silvio Santos.
Ouvidoria  
A Ouvidoria da SMS começou a funcionar em 2002 com atendimentos através de um sistema computadorizado da Secretaria. Em 2010, o Serviço aderiu ao Sistema Informatizado OuvidorSUS, um programa próprio do Ministério da Saúde que descentraliza as Ouvidorias do SUS em todo o Brasil.
Em Aracaju, a Ouvidoria pode ser acionada por meio de atendimento presencial na rua Sergipe, nº 1310, bairro Siqueira Campos. O usuário pode ainda enviar uma carta ou colocar sua reivindicação em uma das caixas de sugestões espalhadas nas Unidades de Saúde de Aracaju. As reclamações e sugestões podem ser feitas também pelos telefones 156 ou 3179-1080 e pelo e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br.

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