sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Unidade Fernando Franco registra mais de 83 mil atendimentos



clique para ampliarUnidade Fernando Franco realiza média de 249 atendimentos por dia (Foto AscomSMS)
De janeiro a novembro deste ano, a Unidade de Atendimento Des. Fernando Franco (Zona Sul), da Secretaria Municipal da Saúde, realizou 83.249 atendimentos nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia e enfermagem.  Desses, 3.424 atendimentos foram para usuários vindos do interior do Estado. 

De acordo com a diretora interina da Unidade, Luzineide Modesto, o fluxo é intenso e as medidas adotadas pela gestão têm permitido oferecer um serviço com cada vez mais qualidade. “Por mês registramos uma média de 7.500 atendimentos. Isso graças à contratação de profissionais por meio do concurso público, permitindo completar a escala de médicos da Unidade”, explica a diretora interina. 

Esse ano a maior procura foi pelo serviço de enfermagem, onde foram registrados 34.311atendimentos. As principais demandas foram: acolhimento na sala de espera, o atendimento integral a pacientes em observação, aerosol, curativos, hidratação, troca de sonda e administração de medicamentos com prescrição médica.  Foram aplicados 164.238 medicamentos até novembro de 2011.

Pediatria  

Na área de pediatria foram registrados 18.721 atendimentos, enquanto os clínicos realizaram 22.365 atendimentos. Além disso, foram realizadas 7.852 cirurgias de baixa complexidade.

Para o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, o número de atendimento registrado no Fernando Franco demonstra o avanço contínuo na prestação de serviço da rede municipal de saúde.

“A Unidade Fernando Franco é a prova de como a Prefeitura de Aracaju tem avançado no atendimento e acolhimento aos usuários do SUS. Temos humanizado nosso serviço, atendendo às reivindicações dos servidores, realizando concurso público, com profissionais já convocados. As escalas estão completas, tanto no Fernando Franco como também no Nestor Piva. Este é um processo de construção da melhoria na prestação de serviço. A Saúde já melhorou e estamos avançando para oferecer o serviço porque a população merece o melhor”, afirma Silvio Santos. Esses números incluem um aumento expressivo de atendimentos no 2º semestre, o que foi possível depois de completar as escalas.

Segundo a pediatra, Shirley Marques, o serviço de pediatria do Fernando Franco tem atendido cada vez mais usuários. “Os atendimentos mais comuns são diarréias, doenças respiratórias como asma, resfriados e gripes. Temos registrado também casos mais complicados, por isso, alertamos às mães que sempre busquem ajuda médica e nunca mediquem as crianças sem orientação. Outro cuidado muito importante é que as crianças devem consumir bastante líquido para manter o corpo hidratado”, explica a pediatra.

Atendimento

Sandra Maria, 36 anos, é mãe de três meninas, a mais nova tem um ano de idade.  Ela conta que quando precisa de ajuda médica busca orientação no serviço pediátrico da Unidade Fernando Franco. “No mês passado, meu bebê teve febre e chegou a ficar em observação no Fernando Franco por conta de uma dor de garganta. Podemos contar com o serviço pediátrico do Fernando Franco, que é de qualidade. Quando minha filhinha fica doente sempre é bem tratada, com muita atenção pelos profissionais da Unidade”, conta Sandra Maria.

Para a dona de casa, Etiene Maria, 31 anos, a Unidade de Atendimento Fernando Franco presta excelentes serviços. “Aqui o atendimento é nota 10. Já precisei de atendimento de urgência no Fernando Franco. Em diversas situações pude contar com o serviço e sempre fui bem atendida e orientada pelos profissionais”, ressalta a dona de casa.

Para o músico Danyson Alves, a Unidade Fernando Franco presta um serviço de qualidade. “Já estive várias vezes aqui na Zona Sul e sempre contei com o serviço. Hoje vejo o Fernando Francocomo um dos melhores serviços de saúde de Sergipe. Os atendimentos não demoram e os painéis eletrônicos só ajudam. Assim a gente sabe quem é o médico, o horário, qual especialidade tem aqui. Quando acontece de um médico de alguma especialidade faltar ou atrasar, a gente fica sempre informado”, diz Danyson Alves.

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