segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pesquisa Organizacional da Saúde é indicada para prêmio nacional




clique para ampliarEdmilson Reis e equipe de técnicos da pesquisa de Clima Organizacional (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarA auxiliar de enfermagem, Simone Pinheiro, preencheu em poucos minutos todo o formulário
A pesquisa de Clima Organizacional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que começou no dia 12 de setembro, foi classificada entre as 40 melhores iniciativas no Brasil para concorrer ao 'Prêmio InovaSUS' do Ministério da Saúde. A iniciativa da SMS já contabilizou a opinião de mais de dois mil funcionários municipais.
O 'Prêmio InovaSUS', organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da  Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), vai premiar as melhores práticas e iniciativas das gestões estaduais e municipais que ofereçam um atendimento e prestação de serviços de qualidade para o cidadão, bem como uma melhoria nas condições de trabalho para o servidor. 
A Secretaria Municipal de Saúde foi a única selecionada de Sergipe para o concurso. Os prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 150 mil, os valores serão revertidos para a área de gestão do trabalho na saúde. O resultado das 20 melhores iniciativas será divulgado no dia 15 de dezembro.
Etapa final 
Chega à etapa final a pesquisa de satisfação da Saúde 'A SMS ouvindo o trabalhador porque ele merece o melhor sempre!'. O objetivo da pesquisa é fazer uma avaliação da instituição pública de saúde através da opinião dos funcionários. Iniciada em setembro, a pesquisa eletrônica já passou por 37 Unidades de Saúde da Família (USF), pelos dois Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), por três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), pela Urgência Mental, Farmácia Popular e outros setores da Secretaria.
O gerente de Desenvolvimento de Pessoal da SMS, Edmilson Reis, explica que essa pesquisa vai ser aplicada em toda a rede municipal através de um sistema eletrônico. “Essa é a primeira vez que a SMS realiza uma pesquisa desse porte, e estamos tendo uma boa receptividade por parte de todos. Dispomos de computadores que levamos até à Unidades para contabilizar os votos, além da equipe que ajuda aos funcionários que venham a ter dificuldades no manuseio do sistema. Tudo feito de maneira transparente e isenta” explana Reis.
A responsável técnica pela pesquisa e coordenadora da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Digetes), Marieta Oliveira, afirma que essa pesquisa vai fazer um diagnóstico da gestão municipal a partir dos próprios trabalhadores. "É uma oportunidade de avaliar os pontos fortes para continuarmos investindo e verificar os pontos fracos para realizarmos as mudanças necessárias. Um processo democrático para a melhoria da nossa saúde", afirma.
Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, ouvir os servidores é fundamental para o avanço na saúde do município. "Primeiramente é importante destacar que o servidor responde à pesquisa de maneira livre e espontânea. Toda a pesquisa está sendo feita de forma transparente e sigilosa, respeitando a liberdade de opinião do servidor. Acredito que o canal de diálogo aberto, principalmente com os servidores, é sempre o melhor caminho para uma construção sólida. Através dessa pesquisa, inédita na saúde municipal, pretendemos ampliar o canal de conversa, dando continuidade às melhorias e aos avanços”, enalteceu Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário