quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto Curta SUS visita o Caps AD Primavera




clique para ampliarPacientes do Caps Ad Primavera assistem ao curta metragem da SMS (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarApós o filme, houve debates e dinâmicas de grupo
Com uma mensagem de igualdade e respeito às diferenças o Projeto Curta SUS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitou ontem o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Primavera (Caps AD Primavera), localizado no bairro Atalaia, zona sul da capital. Na oportunidade, foi exibido o curta metragem 'Imagine uma menina com cabelos de Brasil', do diretor Alexandre Bersot. O curta retrata sobre bullying e aceitação pessoal.
O paciente J.L.M., portador de deficiência auditiva, ficou atento a cada cena passada. "Eu gostei muito desse filme, pois fala sobre as diferenças das pessoas e do respeito que todos precisamos ter. Eu sou diferente e gosto de interagir com todos sem preconceito", afirmou o usuário.
Após a exibição do filme, a referência técnica do Núcleo de Projetos Inovadores em Saúde (NUPRIN), Lezete Feitosa, debateu junto com o grupo quais as sensações e experiências pelas quais já tivessem passado, proporcionando uma dinâmica que envolveu a todos. "A sétima arte desperta nas pessoas um senso crítico de pensamento e ação, e essa é a nossa intenção de mostrar através do audiovisual que o respeito é necessário para vivermos em sociedade", ressalta a referência técnica.  
Inovando em Saúde
O Projeto Curta SUS utiliza o cinema como estratégia de promoção à saúde, exibindo o curta-metragem 'Imagine uma menina com cabelos de Brasil' que possui uma trama repleta de comédia e crítica social levando o debate aos profissionais e a comunidade. O paciente R.M.S, de 54 anos, ficou emocionado na tarde de ontem, pois nunca esteve no cinema e pode ter essa sensação. "Pensei que nunca teria essa sensação de estar em uma sala parecida com a de um cinema. Sou de Porto da Folha e passei minha infância em uma casa de taipa. Achei tudo muito bonito, as imagens e sons, além é claro da importante mensagem do respeito. Essa é uma boa iniciativa da SMS", ressaltou.
"Utilizar o audiovisual é apenas mais uma das formas que buscamos para proporcionar uma promoção à saúde de forma simples, direta e divertida. Poder assistir a um filme construtivo e dividir experiências é muito positivo para todos", afirma o secretário municipal de Saúde em exercício, Mário Ferreira.
Na próxima quinta-feira, 15, o Projeto Curta SUS visita o Caps David Capistrano, que fica localizado no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju.

0 comentários:

Postar um comentário