quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Conselheiros de saúde aprovam planos para 2012




clique para ampliarReunião aprova planos e metas da Saúde pública para 2012 (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAndrey Lemos apresenta Planos e Matas relativas a DSTs, Aids e Hepatites Virais
Na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Aracaju), realizada terça, dia 27, os conselheiros aprovaram três planos de trabalhos para 2012 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): Plano de Educação Permanente 2012; Plano de Ações e Metas DST/Aids 2012 e Plano de Ação e Metas da Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa). A reunião aconteceu no auditório do Hotel Mercure.
O CMS é um órgão deliberativo e fiscalizador das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS/Aracaju) que se reúne uma vez por mês. Participam do CMS representantes dos usuários, dos trabalhadores, dos prestadores de serviços em Saúde e dos gestores da SMS. Também compõem os conselhos representantes de entidades organizadas da sociedade civil.
Planos e metas
Os planos e metas foram apresentados na plenária pelos coordenadores dos programas. O coordenador do Programa Municipal de DST\Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, afirmou que o programa aracajuano permanece como referência nacional. "Das nossas metas, vamos fortalecer as ações de prevenção, promoção social e de direitos humanos. Pactuamos  que iremos desenvolver nossas parcerias para promoção e prevenção em 100% das entidades que trabalham com a temática das DSTs, Aids e Hepatites Virais", afirmou o coordenador.  
A representante da Covisa, Jacklene Andrade, destacou o papel da Vigilância Sanitária em promover as ações capazes de eliminar, diminuir e prevenir risco à saúde.  Ela apresentou o planejamento das ações para o ano de 2012. "No próximo ano, estaremos ratificando o que já havíamos pactuado em 2011, priorizando as iniciativas do Pacto pela Saúde, o PDVISA e o Plano de Saúde. A Covisa vai contemplar as prioridades do governo local e ressaltar questões de relevância para a otimização na qualidade dos serviços ofertados", afirmou.
Na apresentação dos Planos e Metas do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a coordenadora do NEPS, Ângela Leite, afirmou que a Prefeitura de Aracaju continuará qualificando e fortalecendo a gestão da política e do cuidado do SUS Aracaju. "A educação permanente em saúde será mantida para os diversos segmentos e setores da SMS, bem como estaremos disponibilizando capacitações para os conselheiros. Uma das nossas metas é ajudar no fortalecimento do controle social do SUS", afirma Ângela Leite.
Proposta
Ainda na reunião, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Santana, propôs e conseguiu aprovar a recomendação de criação de um número telefônico único para a Vigilância Sanitária/Aracaju. O telefone será para recebimento de denúncias e sugestões para o setor, à semelhança do já utilizado pelo Serviço Móvel de Urgência e de Emergência (SAMU 192). "Vamos encaminhar essa idéia ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Saúde", defende Marcos Santana.
"A apresentação dos Planos e Metas da SMS dentro do CMS também contribui para o estreitamento das relações entre a gestão e os conselheiros. Esses momentos também oportunizam uma construção cada vez mais coletiva da consolidação do SUS em Aracaju.", afirma o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário