![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/48563/acao_itinerante_realizou_visitas_domiciliares_na_zona_de_expansao.jpg&w=200&q=100)
![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/48563/quem_ama__cuida__e_o_tema_da_campanha_em_2011.jpeg&w=200&q=100)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou em 28 de novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica 2011. Até o momento, em toda a cidade já foram vacinados cerca de 29 mil cães e 8 mil gatos, totalizando 37.154 mil animais. O número representa 68% da meta da campanha, que planeja imunizar 54 mil animais com idade superior a quatro meses.
Nas próximas semanas a Secretaria Municipal de Saúde segue alertando aos faltosos que ainda é possível vacinar contra raiva. Interessados devem se dirigir com animais de estimação à sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizado na avenida Dr. Carlos Rodrigues, n°60, bairro Capucho. O serviço funciona das 7h às 12h e das 14h às 17h durante todos os dias da semana. Maiores informações podem ser obtidas através dos números (79) 3179-3565 ou 3179-3528.
A vacinação seguirá enquanto durarem os estoques do CCZ, isto é, cerca de 17 mil doses de vacina. "Graças ao ato de responsabilidade e cidadania daqueles que mantêm atualizado o cartão de vacinação do animal, nos últimos anos Aracaju não teve um único caso de raiva registrado no Centro de Controle de Zoonoses, contribuindo para erradicação da doença", enaltece o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Atividades nas Ruas
Esse ano o CCZ reforçou a ação itinerante em comunidades na Zona de Expansão, onde grande parte dos moradores não havia vacinado os bichos de estimação. De 28 de novembro a 1º de dezembro, 17 equipes de agentes de saúde realizaram visitas domiciliares em diversas localidades. Com isso, foi possível imunizar 2.257 cães e 837 gatos em situação de risco num intervalo de apenas quatro dias.
Já nos dias 2 e 3 de dezembro, durante a segunda fase da campanha, a SMS montou 100 postos fixos distribuídos por toda a cidade, onde os proprietários de cachorros ou gatos puderam imunizar seus bichinhos contra a raiva, recebendo gratuitamente o cartão de vacinação.
Cerca de 451 pessoas entre agentes de saúde, agentes de endemias e outros servidores da CCZ participaram das atividades. "A Campanha tem sido satisfatória, já vacinamos um número expressivo de animais e, além de tudo, conseguimos conscientizar a população que o ato de vacinar é benéfico e não representa risco à vida do animal. Nenhum dos gatos e cachorros imunizados teve reações adversas à vacina", avalia o coordenador do CCZ, Paulo Thiago.
Doença
A raiva é uma doença infecciosa aguda que não tem cura. A transmissão acontece através da lambida, mordida ou arranhão de animais contaminados. Os sintomas são semelhantes tanto no animal quanto no homem. Quem está contaminado não sente a necessidade de beber água ou comer, e espasmos musculares impedem a deglutição dos alimentos. A vacinação preventiva de animais é a melhor alternativa para evitar a raiva.
0 comentários:
Postar um comentário