terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Saúde avalia política de prevenção a DST/Aids e Hepatites Virais




clique para ampliarTécnicos e trabalhadores da PMA vão avaliar política de prevenção e diagnóstico de DST/Aids e Hepatites Virais (Foto: Ascom/SMS)
Nesta quinta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal da Saúde por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, junto com os trabalhadores da Rede Especializada da Secretaria, estarão reunidos para fortalecer os processos de trabalho da política de prevenção e de controle das doenças sexualmente transmissíveis. A reunião será realizada às 10h, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado na rua Luis Carlos Prestes, nº99, do bairro Ponto Novo.
Devem participar da avaliação cerca de 60 trabalhadores do Serviço de Assistência Especializada às Pessoas com HIV/Aids (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura Municipal de Aracaju. Segundo o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Vireis, Andrey Lemos, a reunião é programática e anual.
“Vamos avaliar a ação do poder público municipal no controle dessas doenças, a partir da ampliação do acesso da população ao teste para HIV/Aids, sífilis e hepatites. Com os dados, identificaremos os desafios que deverão fazer parte do nosso plano de trabalho para 2012”, explica o coordenador.  
O secretário Municipal de Saúde em exercício, Mário Ferreira, afirma que na capital sergipana, as políticas de prevenção e diagnóstico em HIV/Aids e Hepatites Virais vem se consolidando nos últimos anos. “Um dos avanços em 2011 foi à implantação do teste rápido em HIV no serviço público. Antes esse teste era realizado por laboratório conveniado pela Secretaria Municipal de Saúde. Para 2012, estaremos priorizando ações que continuem impactando na ampliação do diagnóstico e do tratamento. O nosso objetivo será o de aproximar cada vez mais as pessoas aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde”, diz Mário Ferreira. 
Teste
O teste rápido gratuito em HIV é realizado diariamente, nos horários das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, no Centro de Testagem e Aconselhamento, no Cemar Siqueira Campos. No mesmo local acontece também o tratamento em DST/Aids, que é realizado no Serviço de Assistência a Pessoas com Aids. Já o tratamento e acompanhamento em DST são realizados nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju.
“O teste rápido para detectar a sorologia do HIV tem sido um dos instrumentos da Secretaria para facilitar e estimular homens e mulheres a realizarem o diagnóstico e assim iniciarem mais precocemente o tratamento”, destaca Mário Ferreira.

0 comentários:

Postar um comentário