sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Projeto Curta SUS visita Escolas Estaduais




clique para ampliarAlunos foram convidados a assistir ao curta metragem ‘Imagine uma menina com cabelos de Brasil’ (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarA professora da Escola Estadual Monteiro Lobato Rita de Cássia aprovou o Projeto Curta SUS
Arte, saúde e cidadania. É através da união dessas três palavras que o Projeto Curta SUS, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), leva uma mensagem de igualdade às Escolas Públicas da capital. Essa semana o Projeto visitou as Escolas Estaduais Monteiro Lobato e Barão de Mauá. Nas visitas, os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao curta metragem ‘Imagine uma menina com cabelos de Brasil', do diretor Alexandre Bersot.
Após a exibição do filme o debate é aberto, onde os alunos podem colocar suas opiniões e tirar suas dúvidas. "A partir da janela do cinema podemos estimular essa juventude a refletir a importância da cultura de paz, do combate à violência e dos benefícios que hábitos saudáveis  e preventivos proporcionam a saúde", destaca Kátia Aragão, referência técnica do Núcleo de Gestão de Projetos Inovadores (NUPRIN).
Curta essa ideia
Com a exibição do filme ‘Imagine uma menina com cabelos de Brasil', os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a temática do curta, que possui uma trama repleta de comédia e crítica social. E não foram apenas os alunos que aprovaram a atividade. A professora Rita de Cássia, da Escola Estadual Monteiro Lobato, avaliou como oportuna a discussão.
"Os alunos sentem dificuldade de falar sobre bullying, por exemplo, mas com a atividade lúdica e de lazer, eles ficaram mais à vontade e o diálogo aconteceu. Assim fica mais fácil de destacar a importância do respeito às diferenças, esclarecendo que esse tipo de violência prejudica o desempenho escolar e até mesmo o convívio social", afirma Rita de Cássia.
O secretário municipal de Saúde em exercício, Mário Ferreira, ressalta a importância do Curta SUS. "Realizar promoção à saúde de forma simples e direta, discutindo junto à população diversas temáticas como gravidez na adolescência, drogas e outros assuntos é um dos grandes potenciais dessa iniciativa, que ainda leva para os alunos cultura e arte", ressalta Mário Ferreira.

0 comentários:

Postar um comentário