sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Confraternização dos Idosos abre comemorações natalinas da Saúde de Aracaju


clique para ampliarGrupo do Canto Coral e Grupo Presépio Vivo (Fotos e Arte: Ascom/SMS)
clique para ampliarGrupo Renascer apresenta Pastoril de Natal e Grupo Samba Sinhá
clique para ampliarO cantor Mateus do Cavaco, do grupo Só Lamento, animou a festa
clique para ampliarSecretário em exercício, Mário Ferreira, ressaltou a importância do evento
clique para ampliarÂngela Maria aprovou a confraternização
Na última quarta-feira, 7, foi comemorada com muita festa e alegria a confraternização de Natal dos grupos de convivência das Unidades de Saúde da Família (USF). O evento aconteceu no ginásio do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado no bairro Ponto Novo, zona Sul da capital. Cerca de 250 idosos participaram do evento.
Aos poucos os Grupos de Convivência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chegavam para a festa. Os integrantes vieram de diferentes partes da cidade para participar da confraternização. As unidades representadas foram: USF Ávila Nabuco (Médici), José Machado de Souza (Santos Dumont), Sinhazinha (Grageru), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas) e Augusto César Leite (Santa Tereza). A oportunidade foi de rever amigos e fazer novas amizades.
A coordenadora de serviço social da Rede de Atenção Primária (REAP), Maria Rosa, deu início à programação dando boas vindas a todos os grupos e chamando as coordenadoras dos grupos de convivência das USF, as assistentes sociais, para saudar as caravanas. O coordenador da REAP, Geison Ricardo, ressaltou o papel da Secretaria em desenvolver programas para os grupos dos idosos. A assistente social Wilma Mendes, da USF Sinhazinha, leu, ainda, uma mensagem de natal.
Apresentações
Durante a confraternização natalina, os grupos de convivência apresentaram o melhor que desenvolvem nas reuniões locais. Houve a apresentação musical do Grupo Canto Coral das Unidades Edézio Vieira de Melo e Oswaldo de Souza, da paródia do Grupo Presépio Vivo da USF Augusto César Leite, encenação folclórica do Grupo Renascer, que pertence à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do bairro São Conrado, apresentando o Pastoril Vivo. O encontro contou, ainda, com o Grupo De Bem com a Vida, que mostrou o Samba Sinhá.
Para a assistente social da USF Augusto César Leite, Marta Virginia, esse tipo de atividade só contribui para elevar a autoestima dos idosos. "Durante nossas reuniões regulares desenvolvemos diversas outras atividades como caminhadas, passeios, artesanato, rodas de conversa, palestras, comemorações, mas quando nós nos juntamos em uma grande festa, onde o idoso vai apresentar o melhor que sabe, torna-se ótimo para o seu bem estar, contribuindo para a qualidade de vida", ressalta a profissional.
A festa também foi animada pela apresentação musical do cantor Mateus do Cavaco, do grupo Só Lamento e com as músicas de um DJ. Sorridente, a dona de casa, Ângela Maria, afirma que a dança e a interação social foram os remédios para curar a depressão. "Antes eu vivia desanimada, mas agora que entrei nesse grupo é só alegria. Lá fazemos de tudo um pouco, e acredito que os investimentos nessa área são muito válidos, pois a pessoa deixa de tomar tantos medicamentos", afirmou a integrante do grupo De Bem com Vida.
O secretário municipal de Saúde em exercício, Mário Ferreira, conta que ficou emocionado com o encontro. "Muitos idosos infelizmente não têm a oportunidade de participar de um grupo como esse, que só vem contribuir com a socialização da pessoa. Acreditamos enquanto gestão na força dos jovens para mover as engrenagens dessa cidade e também na experiência e sabedoria dos idosos para melhorar a saúde em Aracaju", encerrou Mário Ferreira desejando feliz natal a todos.

0 comentários:

Postar um comentário