quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Saúde leva o PSE a todas as creches municipais




clique para ampliarAgda Oliveira faz retrospectiva do PSE para professores da rede municipal (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarEncontro reuniu mais de 100 profissionais de Educação
Entre as novidades do Programa Saúde na Escola (PSE), em 2012, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai levar para todas as 20 creches municipais as ações padronizadas do PSE. Na prática, a PMA, com o PSE, promove a integração da rede de educação pública com o Sistema Único de Saúde (SUS).
"Em Aracaju, todas as 43 Unidades de Saúde já atuavam nas creches com ações pontuais de cuidado em saúde das crianças. Agora ao todo, em 2012, estaremos estreitando a assistência das unidades de saúde para crianças e adolescentes de 59 estabelecimentos públicos de ensino. Desses, 15 são escolas estaduais, 44 municipais e 20 creches", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
A ampliação do PSE para 2012 foi um dos temas da reunião de planejamento dos professores das escolas municipais, realizada nesta quarta-feira, dia 28. No encontro, estavam presentes os técnicos do PSE da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracaju.
A reunião aconteceu no auditório do Centro de Educação Cemar do bairro Siqueira Campos. Reunião semelhante aconteceu na semana passada, quando a PMA realizou o planejamento para as coordenações pedagógicas das 15 escolas estaduais localizadas em Aracaju. De acordo com a referência técnica do PSE da Secretaria Municipal de Saúde, Agda Oliveira, o PSE desenvolve nas escolas cadastradas três linhas de cuidados básicos em Saúde.
"O primeiro componente envolve a avaliação das condições de saúde (estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal, visual e auditiva e avaliação psicológica do estudante). O segundo componente trata da promoção e prevenção de doenças, e o terceiro desenvolve educação permanente dos profissionais da saúde e da educação envolvidos no programa. Das atividades promoção em saúde, são desenvolvidos nas escolas cadastradas promoção e estímulos em alimentação saudável, atividades físicas e da cultura da paz, dentre outras temáticas", informou Agda Oliveira.
Para o pediatra e técnico do PSE, Byron Ramos, a integração das redes públicas da saúde e da educação é uma experiência nacional que objetiva levar o direito da saúde às escolas e assim melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes. "Ao serem identificados problemas de saúde relacionados com a visão, audição, pressão arterial, peso ou altura, os alunos são encaminhados para a unidade básica de saúde mais próxima. A abordagem de temáticas, como a prevenção às DSTs, uso abusivo de drogas, gravidez juvenil e violência, também é um componente do programa", explicou o pediatra.
No encontro, Agda Oliveira, ao lado da coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Educação(SOMED), Cláudia Conceição fez uma retrospectiva das ações do PSE em Aracaju, desde a adesão ao programa, em 2009. "As ações levaram em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. O plano de trabalho do PSE de Aracaju é acompanhado por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais", divulga Cláudia Conceição.
A professora e coordenadora-geral da Escola Municipal de Educação Fundamental(EMEF) Sérgio Francisco, Maria Magna Araújo, diz que nessa escola o PSE já está fortalecido. "Antes mesmo do PSE, na nossa escola desenvolvíamos o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Essa experiência nos ajudou muito a consolidar o PSE. O envolvimento dos professores nessas ações está trazendo benefícios enormes para a saúde das crianças e adolescentes", diz a professora.
Saiba Mais
O PSE foi instituído nacionalmente pela parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família. Para 2012, o PSE estará atuando em mais 15 estabelecimentos escolares, ficando um total de 59 estabelecimentos.
A Prefeitura de Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, na época foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Em 2011, o PSE contou com 89 Equipes de Saúde da Família (ESFs) de 25 Unidades de Saúde da Família (USF) e 27 estabelecimentos de ensino. Em 2012, o número de escolas pula para 59
.

0 comentários:

Postar um comentário