quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Unidade Nestor Piva já atendeu mais de 160 mil pacientes este ano




clique para ampliarUnidade de Saúde Dr. Nestor Piva, zona norte de Aracaju (Foto André Moreira)
clique para ampliarCoordenador Geral do Nestor Piva, João dos Santos Júnior (Fotos Ascom-SMS)
Na Unidade de Saúde Dr. Nestor Piva, zona Norte da cidade, já foram atendidos, de janeiro a novembro deste ano, 160.562 pacientes. Os dados mostram que a Secretara Municipal da Saúde (SMS) ofereceu cerca de 417.170 procedimentos, nas áreas médica e de enfermagem, para os pacientes.
A unidade, que funciona diariamente 24 horas, contabilizou nesses 11 meses do ano um total de 116.741 atendimentos realizados por clínicos generalistas e 22.718 procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, como suturas, escoriações, curativos de queimaduras e avaliação de fraturas e lesões. Já na área da ortopedia foram realizadas 19.086 intervenções de baixa e média complexidade. Nos casos mais graves dessas três áreas médicas, os pacientes são encaminhados para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
De acordo com o coordenador geral, João dos Santos Júnior, o fluxo de atendimento é intenso e as medidas adotadas pela gestão têm permitido oferecer um serviço de qualidade. "Este ano priorizamos a humanização, bem como a melhoria no fluxo de atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem. Estamos encerrando 2011 comemorando os visíveis resultados positivos", comenta.
O coordenador destaca ainda que a escala médica foi totalmente suprida e, mesmo em casos eventuais, como na ausência de algum profissional, a administração do Nestor Piva reorganizou o trabalho para que ninguém ficasse sem atendimento.
Melhorias em diversos setores
O coordenador explica também que este ano foi criado um comitê interno de qualidade com os 532 trabalhadores, a fim de discutir as rotinas produtivas e, dessa forma, melhorar a prestação de serviço ao cidadão. "Em 2011, além da pesquisa de satisfação que demonstrou os bons resultados junto à população, também renovamos alguns equipamentos, sinalizamos a frente da unidade, modernizamos o processo de arquivamento, entre outras melhorias", destaca.
A cuidadora de crianças, de 39 anos, Jailda Gonçalves do Nascimento, ressalta a boa prestação de serviço da unidade e diz que nunca precisou procurar outro serviço de saúde para resolver seu problema. "Sempre que procuro a Unidade da Zona Norte, sou bem recebida e consigo de forma rápida resolver meu problema. Aqui o local é limpo e equipado, só tenho a ficar satisfeita com tudo isso", ressalta.
Atendimento Odontológico
Quanto ao serviço de odontologia, referência no estado de Sergipe, que funciona das 19h às 7h do dia seguinte e durante 24horas aos sábados, domingos e feriados, são oferecidos serviços emergenciais, que vão desde o tratamento de hemorragias até a restauração de fraturas dentárias.  Fora desses horários, o paciente deve procurar a sua USF no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta, para o atendimento devido.
Para o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, esse atendimento com qualidade demonstra que a gestão municipal está no caminho certo. "Já avançamos muito, completamos as escalas médicas, abastecemos as farmácias. O resultado disso é a procura que aumenta de forma constante. A unidade praticamente dobrou o número de atendimentos diários. A meta é oferecer saúde sempre, pois o usuário merece o melhor", afirma.

0 comentários:

Postar um comentário