![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/48791/unidade_de_saude_dr._nestor_piva,_zona_norte_de_aracaju_(foto_andre_moreira).jpg&w=200&q=100)
![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/48791/coordenador_geral_do_nestor_piva,_joao_dos_santos_junior__(fotos_ascom_sms).jpg&w=200&q=100)
Na Unidade de Saúde Dr. Nestor Piva, zona Norte da cidade, já foram atendidos, de janeiro a novembro deste ano, 160.562 pacientes. Os dados mostram que a Secretara Municipal da Saúde (SMS) ofereceu cerca de 417.170 procedimentos, nas áreas médica e de enfermagem, para os pacientes.
A unidade, que funciona diariamente 24 horas, contabilizou nesses 11 meses do ano um total de 116.741 atendimentos realizados por clínicos generalistas e 22.718 procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, como suturas, escoriações, curativos de queimaduras e avaliação de fraturas e lesões. Já na área da ortopedia foram realizadas 19.086 intervenções de baixa e média complexidade. Nos casos mais graves dessas três áreas médicas, os pacientes são encaminhados para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
De acordo com o coordenador geral, João dos Santos Júnior, o fluxo de atendimento é intenso e as medidas adotadas pela gestão têm permitido oferecer um serviço de qualidade. "Este ano priorizamos a humanização, bem como a melhoria no fluxo de atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem. Estamos encerrando 2011 comemorando os visíveis resultados positivos", comenta.
O coordenador destaca ainda que a escala médica foi totalmente suprida e, mesmo em casos eventuais, como na ausência de algum profissional, a administração do Nestor Piva reorganizou o trabalho para que ninguém ficasse sem atendimento.
Melhorias em diversos setores
O coordenador explica também que este ano foi criado um comitê interno de qualidade com os 532 trabalhadores, a fim de discutir as rotinas produtivas e, dessa forma, melhorar a prestação de serviço ao cidadão. "Em 2011, além da pesquisa de satisfação que demonstrou os bons resultados junto à população, também renovamos alguns equipamentos, sinalizamos a frente da unidade, modernizamos o processo de arquivamento, entre outras melhorias", destaca.
A cuidadora de crianças, de 39 anos, Jailda Gonçalves do Nascimento, ressalta a boa prestação de serviço da unidade e diz que nunca precisou procurar outro serviço de saúde para resolver seu problema. "Sempre que procuro a Unidade da Zona Norte, sou bem recebida e consigo de forma rápida resolver meu problema. Aqui o local é limpo e equipado, só tenho a ficar satisfeita com tudo isso", ressalta.
Atendimento Odontológico
Quanto ao serviço de odontologia, referência no estado de Sergipe, que funciona das 19h às 7h do dia seguinte e durante 24horas aos sábados, domingos e feriados, são oferecidos serviços emergenciais, que vão desde o tratamento de hemorragias até a restauração de fraturas dentárias. Fora desses horários, o paciente deve procurar a sua USF no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta, para o atendimento devido.
Para o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, esse atendimento com qualidade demonstra que a gestão municipal está no caminho certo. "Já avançamos muito, completamos as escalas médicas, abastecemos as farmácias. O resultado disso é a procura que aumenta de forma constante. A unidade praticamente dobrou o número de atendimentos diários. A meta é oferecer saúde sempre, pois o usuário merece o melhor", afirma.
0 comentários:
Postar um comentário