quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Prefeitura combate a dengue no bairro Santo Antônio




clique para ampliarNo dia 29 de dezembro agentes de endemias estiveram no bairro Santo Antônio (fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDaniela Oliveira, supervisora da dengue no bairro Santo Antônio
clique para ampliarAgentes vistoriam lavanderias, ralos e reservatórios de água
Mais um ano termina e a continuidade do trabalho de combate a dengue permanece. A prova disso é que na manhã desta quinta-feira, dia 29, o bairro Santo Antônio recebeu mais uma vez a força-tarefa de Controle da Dengue da Prefeitura de Aracaju. Nove agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados para vistoriar cerca de 200 imóveis na região e 12 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos seguiram recolhendo materiais como pneus, latas e garrafas que representam risco quando dispensados de forma inadequada.
“A população deve continuar colaborando para que a epidemia de dengue permaneça sob controle na capital, mantendo Aracaju livre de epidemia. Em 2011, o Programa Municipal de Controle da Dengue realizou um trabalho muito bom, tanto é que o município foi premiado como uma das melhores experiências de combate à dengue do país”, avalia o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Combate à Dengue
Conforme o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti, realizado em novembro de 2011, a situação no bairro Santo Antônio é de médio risco. Daniela Oliveira, supervisora da dengue no bairro, conta que os agentes de endemias estão orientando a comunidade sobre como prevenir a dengue dentro de casa. 
“Lavanderias devem ser limpas duas vezes por semana com escovas, reservatórios com água e ralos devem ser cobertos com telas, garrafas e recipiente em quintais devem ser acomodados de cabeça para baixo evitando o acúmulo de água parada”, exemplifica.
Para a moradora Rosidete Santos, 49 anos, a visita dos agentes acontece em boa hora. “Sei do perigo que a dengue representa, pois logo no início da epidemia muitas pessoas próximas a mim sofreram com a doença. Acredito que esse alerta dado pelos agentes é muito válido porque vejo que algumas pessoas não têm consciência e chegam a jogar nas ruas e nos próprios quintais materiais copos plásticos e latinhas de refrigerantes que acumulando água podem facilitar o surgimento do mosquito”, revela.
Primeiro LIRAa do ano
A Secretaria Municipal da Saúde comunica que na primeira semana de 2012, entre os dias 2 e 6 de janeiro realizará o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. 
“Esse é um levantamento de dados importantes que determinará todas as ações do Programa Municipal de Controle da Dengue e todo o planejamento para o primeiro ciclo de trabalho de 2012, que equivale aos meses de janeiro e fevereiro” , afirma Taise Cavalcante, coordenadora do Programa.

0 comentários:

Postar um comentário