quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Silvio Santos leva mensagem aos usuários da Saúde




clique para ampliarUsuários da Saúde assistem a mensagem do secretário municipal da Saúde, Silvio Santos (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarSilvio leva mensagem de prestação de contas aos usuários da Saúde
clique para ampliarUsuários aprovaram a mensagem do secretário que deseja a todos um ano novo de conquistas e realizações
“Mais um ano que termina e outro que começa, o ciclo da vida se renova. Com a gente não podia ser diferente, estamos trabalhando para oferecer um SUS cada vez melhor para você”, declara o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos em mensagem enviada as Unidades de Saúde da Capital.  

O vídeo deseja um ano novo de conquistas e realizações e é também uma prestação de contas à comunidade. Em 2011, a gestão do secretário Silvio Santos reformou onze Unidades de Saúde da Família, inaugurou o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente, construiu a nova Central de Regulação do SAMU, trazendo novas ambulâncias. Em novembro de 2010 eram apenas nove ambulâncias e hoje são 17, além de cinco motolâncias.

“Autorizamos a compra de todos os medicamentos, abastecemos as farmácias das Unidades de Saúde, realizamos concurso público e contratamos médicos. Hoje, as escalas médicas do Nestor Piva e do Fernando Franco estão completas e nessas Unidades o número de pessoas atendidas mais que dobrou nos últimos meses, mas melhoramos o nosso atendimento. A gente de esforça para levar o melhor para você porque o importante mesmo é ter saúde e você merece o melhor”, afirma o secretário Silvio Santos. 

Aceitação

A mensagem da Secretaria está sendo exibida nas Unidades de Saúde da Família e nos dois painéis das salas de acolhimento das Unidades Zona Norte e Zona Sul. A comunidade aprovou a iniciativa. Na opinião da manicure Crisleide Querino, o serviço da Unidade Fernando Franco já melhorou e a prestação contas junto à comunidade é importante. 

“Eu e minha família sempre procuramos a Unidade Zona Sul. E já sentimos o atendimento tem sido mais rápido e tem médico na Unidade. A oferta de serviços, como exame de sangue, melhorou e o acolhimento também. Agora a sala de espera é numa área mais ventilada e confortável. Acho legal essa mensagem do secretário porque assim a gente fica sabendo como está sendo gasto o dinheiro público”, avalia Crisleide Querino. 

Lucileide Egídia, 39 anos, é operadora de caixa e também acredita que a mensagem é de grande interesse público. “Assim podemos saber mais sobre o que está sendo feito. Isso dá mais credibilidade ao trabalho da Saúde”, diz.

Avanços

Com uma postura transparente e estimulando o trabalhador, a Secretaria de Saúde construiu grandes parcerias e conquistou grandes feitos em 2011.  Aracaju recebeu elogios do ministro da Saúde Alexandre Padilha em reconhecimento ao trabalho do Programa Academia da Cidade que leva promoção em saúde às ruas da capital. Desde o mês de abril são realizados mutirões para acabar com a fila de espera por exames e avançar nas cirurgias eletivas. Aracaju também é listada pelo Ministério da Saúde como a capital com a melhor cobertura de Atenção Psicossocial do Brasil. 
“Mesmo com todos esses avanços temos muitos desafios pela frente e não vamos parar. Contamos com uma rede formada por servidores dedicados e a estes sou muito grato”, agradece o secretário Silvio Santos durante o vídeo.

Servidores

Os servidores da saúde também gostaram do vídeo que leva uma mensagem gratificante para o cidadão. Na opinião de João dos Santos, coordenador da Unidade de Atendimento Nestor Piva, os avanços também podem ser sentidos na rotina dos trabalhadores. Ele conta que esse ano a Unidade avançou significativamente em dois grandes eixos que são a humanização dos serviços e a melhoria na organização dos processos de trabalho. 

“Implantamos o Comitê de Qualidade da Unidade, onde juntamente com trabalhadores a gestão discute todos os processos de trabalho revisões e construções. Isso faz com que o trabalhador se sinta parte do processo e seja um multiplicador. Cada setor pode aperfeiçoar sua rotina através da revisão dos serviços como exemplo: o processo de acolhimento do usuário, a revisão e construção dos indicadores de saúde da Unidade e a distribuição de medicamentos entre os diversos setores, evitando desperdícios” , revela João dos Santos.

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