segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saúde organiza Semana de Controle da Hanseníase




clique para ampliarAção será intensificada durante toda a semana (Ascom SMS)
Para sensibilizar a população e ampliar os cuidados no controle de doenças infectocontagiosas, a Prefeitura Municipal de Aracaju, PMA, inicia o ano com a Semana de Controle da Hanseníase. De hoje, dia 23, até 27 de janeiro, as atividades de prevenção e de detecção precoce de casos da doença serão intensificadas em todas as 43 unidades de Saúde da Família.
"Além da semana alusiva à hanseníase, no Plano de Metas para 2012 vamos potencializar as estratégias para ampliar a proporção de cura, reduzir os índices de abandono de tratamento e ampliar o controle do aparecimento de novos casos da doença. Para qualificar as ações, estamos realizando regularmente capacitação de profissionais da Atenção Primária", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. 
Durante a semana de intensificação, a Secretaria Municipal de Saúde, SMS, objetiva mobilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce.  "Vamos intensificar a prevenção às incapacidades físicas das pessoas acometidas pela hanseníase", diz a técnica do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Anaide Prado.
Oficina
Para 2012, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará nova edição da oficina de sensibilização dos profissionais para a busca ativa de casos de hanseníase. "Este ano, o curso será dirigido aos agentes Comunitários de Saúde e auxiliares de enfermagem da rede de Atenção Primária", informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante.
Segundo Anaide Prado, a SMS mantém um plano permanente de ações para detectar precocemente pessoas com hanseníase e controlar o aparecimento da doença. "As pessoas com os sinais e sintomas da doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Todas as Unidades de Saúde da Família estão preparadas para atender o usuário, detectar a doença e iniciar o tratamento de forma rápida, sem dificuldades. Quanto mais tarde se faz o diagnóstico, mais frequentes são as sequelas da hanseníase, que podem ser graves, incapacitantes e provocar deformidades físicas nas pessoas. Ao longo de séculos, essas sequelas geraram medo da doença e preconceito contra os doentes", destaca Anaide Prado. 
A prevenção da hanseníase envolve a informação sobre a doença e a capacidade da pessoa de suspeitar de uma mancha, procurar atendimento para diagnóstico ou casos suspeitos encaminhados. As pessoas que convivem com paciente acometido pela hanseníase, chamados de contactantes sadios, devem receber a vacina BCG.

0 comentários:

Postar um comentário