quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Secretaria Municipal de Saúde estará presente no Projeto Verão




clique para ampliarA Academia da Cidade vai participar do projeto no dia 10 de fevereiro (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarO projeto vai contar também com a estrutura do Ponto da Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids
clique para ampliarO SAMU 192 Aracaju montará um posto de atendimento no local
clique para ampliarA Vigilância Sanitária de Aracaju atuará na prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente no Projeto Verão, evento que teve a programação anunciada na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O projeto, que reúne atividades culturais e esportivas vai ser realizado de 9 a 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. 
“O Projeto Verão tem tudo a ver com saúde. Por isso a Secretaria estará presente com atuações específicas para garantir uma festa saudável, com participação da Academia da Cidade, Vigilância Sanitária, Programa Municipal de DST/Aids e Samu”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Academia da Cidade
A Academia da Cidade vai participar do projeto no dia 10 de fevereiro. Às seis da manhã, a equipe vai movimentar a areia da praia com um aulão para 500 pessoas, incluindo idosos, com alongamento e ginástica. "Essa participação é muito importante porque a Academia da Cidade é um programa de referência, que tem conquistado cada vez mais aracajuanos. Em 2011, eram seis mil alunos e hoje são quase oito mil distribuídos nos 17 pólos de atividades”, afirma Sayonara Carvalho, coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
DST/Aids
O projeto vai contar também com a estrutura do Ponto da Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids. No local, profissionais da Secretaria de Saúde estarão orientando as pessoas sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos. “Esses eventos são muito importantes na divulgação dessas ações que orientam para o sexo seguro, porque reúnem uma grande quantidade de pessoas. Por isso, fazemos questão de marcar presença em festas como Projeto Verão, Pré-Caju, Carnaval, Forró-Caju”, afirma Andrey Lemos, coordenador do Programa Municipal DST/Aids de Aracaju.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu 192 Aracaju) também está na programação. Durante o projeto, o Samu vai disponibilizar uma estrutura de atendimento a casos de urgência e emergência, tanto nas atividades esportivas quanto culturais. O serviço montará um posto de atendimento no local. 
Vigilância Sanitária
Para atuar na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, a Vigilância Sanitária de Aracaju marcará presença todos os dias do projeto. A equipe, composta por 10 profissionais, estará circulando pelo evento e também em um estande montado na área de segurança da festa.
Durante o evento, os técnicos da Vigilância Sanitária passarão as informações e os cuidados necessários de manipulação, exposição e comercialização de alimentos, com o objetivo de minimizar os riscos para a população. A fiscalização também atuará sobre o comércio de produtos como o gelo, impedindo a comercialização de mercadorias que são fabricados de forma irregular.
Denúncias 
Quando a população identificar alguma possível irregularidade no comércio de alimentos, ou por parte dos ambulantes ou bares e restaurantes presente na festa, poderá se dirigir até o estande da Vigilância Sanitária para registrar a denúncia.
A Vigilância Sanitária atua também na investigação de surto de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), em parceira com a Vigilância Epidemiológica. Em caso de doenças ligadas ao consumo de alimentos na festa, a população pode entrar em contato com o número 2106-9766 e realizar a denúncia.

0 comentários:

Postar um comentário