segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vigilância Epidemiológica reúne técnicos na sede da SMS




clique para ampliarColegiado da Vigilância Epidemiológica monitora casos de doenças endêmicas (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarTécnicos da Vigilância Epidemiológica se reúnem semanalmente
Nesta segunda-feira, pela manhã, a Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Aracaju realizou a segunda reunião técnica de 2012. "Este mês, os temas centrais do colegiado foram o monitoramento rápido de cobertura vacinal triviral (sarampo, rubéola e caxumba) e a organização da Semana Nacional de Luta contra a Tuberculose. O monitoramento vacinal será realizado a partir de hoje e vai até o dia 9 de março. Já a Semana de Prevenção à Tuberculose será realizada entre os dias 19 e 23 de março. O dia "D" será em dia 24 de março", divulga a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante.
Para o monitoramento vacinal, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão investigar se em Aracaju de fato as crianças na faixa etária de um a seis anos foram vacinadas, durante a campanha de 2011. "A nossa meta é garantir uma cobertura vacinal de 95%", diz a técnica de referência do Programa de Imunização, Débora Moura.
Os membros do colegiado da Vigilância Epidemiológica também monitoram os indicadores relativos às doenças endêmicas, ou seja, doenças que surgem durante todo o ano e que estão em maior evidência como meningite, dengue e tuberculose. 
Quanto à dengue, os técnicos divulgaram a realização do segundo Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (Liraa) de 2012, para o período de cinco a nove de março.
Na reunião, os técnicos também apresentaram informações relativas aos casos de meningite do final de janeiro de 2012, no bairro 18 do Forte. "Com a ação rápida da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária da Prefeitura de Aracaju, não há registro de nenhum caso secundário de meningite na região, o que demonstra a quebra de transmissão da doença", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
O colegiado da Vigilância Epidemiológica agrega as referências técnicas dos programas municipais de Controle de Hanseníase, Tuberculose, Dengue, Imunização e Surtos Diarréicos. O encontro também contou com a participação de cinco profissionais das áreas de Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. O evento é promovido pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Tiradentes.

0 comentários:

Postar um comentário