sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Saúde realiza trabalho de controle da meningite




clique para ampliarAs 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju possuem a vacina (Fotos: Ascom/SMS)
O trabalho de controle da meningite realizado em Aracaju segue as determinações do Ministério da Saúde, que orienta que a Secretaria Municipal disponibilize a vacina contra meningite no Calendário Vacinal.
“Todas as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju possuem a vacina. O Ministério da Saúde determina ainda que essa vacina seja iniciada em crianças menores de um ano, idade mais vulnerável à doença. Já o reforço da vacina é dado em crianças menores de dois anos”, ressalta Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
A técnica em imunização, Débora Moura, alerta que a primeira dose deve ser dada aos 3 meses de idade, a segunda dose aos cinco meses e o reforço com aplicação da vacina ministrada em criança com 15 meses de idade, ou seja, com 1 ano e três meses de vida.
As outras medidas de controle adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde visam orientar às pessoas para que evitem aglomerações, mantenham os ambientes ventilados, a higiene corporal e ambiental. Além disso, a Secretaria realiza o diagnóstico e a investigação epidemiológica imediata, com o tratamento de todas as pessoas que tiveram contato íntimo com a pessoa infectada. Esse procedimento é feito até 48 horas após o contato.
De acordo com a técnica da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Letícia D’Ávila, a situação das meningites na capital está sob controle. “A meningite é uma doença endêmica, ou seja, que se manifesta apenas em uma determinada região. Em Aracaju a incidência de casos é decrescente nos últimos anos. Em 2010 foram notificados 31 casos e em 2011 foram 24 casos, o que representa uma queda de 22,5%. A manutenção desse quadro depende, principalmente, da informação imediata de casos suspeitos de meningite para a Vigilância Epidemiológica, para que seja possível fazer o bloqueio dos casos, evitando assim surtos ou epidemias”, explica Letícia D’Ávila.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Taíse Cavalcante, ressalta que a meningite é uma doença de notificação imediata. “A qualquer hora do dia ou da noite, a Unidade de Resposta Rápida, por meio do número 0800-079-1997, recebe as informações das notificações, comunicando o Ministério da Saúde em até 24 horas”, explica.
Sintomas e controle
A doença é transmitida de pessoa para pessoa, por via respiratória, pelas gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo a necessidade de contato prolongado, convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento).
Os sintomas da doença são febre alta de início súbito, dor de cabeça intensa, vômito, náusea e rigidez da nuca. O período de incubação da doença é de 2 a 10 dias.
“A quimioprofilaxia, ou seja, o tratamento com medicamentos, não está indicada para equipe médica ou de enfermagem que tenha atendido o paciente com meningite, a não ser que tenha tido exposição às secreções respiratórias e vômito, por meio da respiração boca a boca e/ou entubação”, conclui Taíse Cavalcante.

0 comentários:

Postar um comentário