sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aracaju é referência no combate à dengue em Sergipe




clique para ampliarAgentes aprenderam sobre os cuidados ao realizar a visita domiciliar (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarComo prevenir a dengue em lavanderias foi destaque
As ações de combate à dengue, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), são referência para todo o Estado de Sergipe. Como prova disso, desde o dia 1º até esta sexta-feira, dia 3, o Programa Municipal de Controle da Dengue realizou uma capacitação para 18 agentes de endemias da brigada itinerante de combate à dengue da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo foi preparar os agentes que vão atuar em diversas cidades do interior do Estado.
“Temos um dos melhores Programas de Controle da Dengue do país. Para nós é uma satisfação poder multiplicar o conhecimento a respeito da dengue, que é um dos mais graves problemas de saúde pública do país”, declara o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Com a parceria entre a SMS, a SES e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o Município de Aracaju oferta campo para estágio dos agentes de endemias da brigada itinerante. “Permitimos que em algumas zonas esses agentes atuem junto as nossas equipes a fim de observar e apreender a prática  do trabalho de campo”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.
Estratégias de Combate
Como identificar e eliminar focos do mosquito, cuidados ao realizar a visita domiciliar, técnicas de como orientar e sensibilizar moradores para a prevenção foram temas abordados na capacitação. “Agradecemos a parceria da Secretaria Municipal de Saúde que contribui ativamente para redução dos índices de infestação da dengue. O trabalho desenvolvido em Aracaju serve de modelo para todos os demais municípios que estão combatendo a epidemia da dengue”, afirmou o supervisor da brigada itinerante, Eduardo Alves.
Os agentes de endemias do Estado também avaliam que foi muito enriquecedor conhecer as estratégias de combate utilizadas pelo Programa Municipal de Controle da Dengue em Aracaju.  “Observamos que todo o trabalho é direcionado principalmente para o combate e monitoramento constante dos locais de risco como depósitos domiciliares e ambientes públicos estratégicos”, revelou o agente de endemias, Cleverton Calumby, 31 anos.
Mutirão no bairro Cidade Nova
Paralelo a ação de capacitação que aconteceu no bairro Veneza, as atividades de força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura de Aracaju continuaram acontecendo no bairro Cidade Nova. Uma equipe de 15 agentes de endemias da SMS vistoriou 300 imóveis durante a manhã. No sábado, dia 4, as equipes ganharão o reforço do trabalho voluntário de membros da Igreja Presbiteriana do bairro.
“Com essa multidão estimamos visitar cerca de 1.000 imóveis na região. O índice de infestação da dengue no bairro Cidade Nova registrou aumento, por isso estamos intensificando as atividades e alertando à população da importância de cuidados diários na prevenção, como limpar duas vezes na semana lavanderias e reservatórios de água, esfregando bem as laterais e cobrindo adequadamente o depósito,” afirma Paulo Conceição, supervisor da dengue na 4ª e 5ª regiões.

0 comentários:

Postar um comentário