![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/49492/reservatorios_de_agua_continuam_representando_alto_indice_de_infestacao_da_dengue_(fotos_ascomsms).jpg&w=200&q=100)
![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/49492/coordenadora_do_programa_municipal_de_controle_da_dengue,_taise_cavalcante.jpeg&w=200&q=100)
Os cuidados contra a dengue devem durar o ano todo, mas precisam ser reforçados principalmente no verão, época de calor intenso intercalado por chuvas, clima favorável ao surgimento de focos do mosquito transmissor da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos aracajuanos que vão viajar e turistas que chegam à cidade neste Carnaval.
Conhecido por surgir em ambientes que contenham água limpa e parada, o mosquito Aedes aegypti pode se desenvolver em qualquer local que acumule água, desde um simples recipiente de alimentação para animais até lavanderias que não são limpas corretamente. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, alerta para os cuidados básicos que todos adotar para se prevenir da doença e aproveitar o carnaval com saúde.
"Para os que vão viajar e deixar as casas vazias é importante que a pessoa não esqueça de deixar bem fechadas as tampas dos vasos sanitários e caixas d'água. Antes de viajar, esses reservatórios devem ser lavados com escova principalmente nas paredes e bordas das lavanderias e recipientes em geral, como os de alimentação para animais, para que os ovos do mosquito se desprendam. Colocar areia nos pratinhos das plantas e colocar baldes e garrafas de boca para baixo é outra forma de prevenir que criadouros se formem enquanto os moradores estão viajando", orienta Taíse Cavalcante.
Outra precaução deve ser quanto às piscinas não tratadas que podem estar em residências e casas de veraneio. Taíse Cavalcante informa que elas precisam ser tratadas regularmente. "Estas podem ser cobertas com terra ou adicionadas de um preparo: 1kg de sal no seu ponto mais fundo. Esses materiais fazem com que a água se torne impura e imprópria para que o mosquito deposite ovos", frisa a coordenadora municipal.
"Quando colocamos em prática atitudes simples e contínuas contra a dengue, toda uma comunidade fica prevenida contra a doença. Quando um imóvel com locais de proliferação apropriados fica fechado, ele pode esconder diversos focos e criadouros do mosquito da dengue, que se desenvolvem em uma semana, afetando várias pessoas. Com o trabalho sério da SMS e a colaboração da comunidade, vamos aproveitar este carnaval com saúde", ressalta o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
0 comentários:
Postar um comentário