terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Saúde estimula tradição carnavalesca




clique para ampliarManifestação carnavalesca dentro dos serviços de Saúde integra usuários e trabalhadores (Foto: Ascom/SMS)
A valorização e o resgate dos antigos carnavais de rua por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju também podem ser vistos dentro dos serviços da saúde. "No mês de fevereiro, várias Unidades de Saúde da Família (USFs) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Rede de Saúde Mental realizam manifestações carnavalescas. Esses eventos são estimulados como terapia de grupo, para ajudar na atenção do cuidado aos usuários e congregá-los às equipes de saúde", informa o coordenador da Atenção Primária de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Geison Valença.
Da Agenda da Saúde, quarta-feira, dia 15, duas manifestações carnavalescas acontecem no turno da tarde. O primeiro cortejo sai às 14h, do CAPS David Capistrano, do bairro Atalaia. Usuários e profissionais vão sair pelas ruas da comunidade com o Bloco Mania de Folia. O segundo cortejo, desta quarta, sai às 15h, da USF Niceu Dantas, no bairro Mosqueiro, com destino à Orla Por do Sol. Os foliões são os idosos do Bloco Viver a Vida.
No dia 16, quinta-feira, vai acontecer o Grito de Carnaval do Bloco Foliões da Madrugada, do Grupo de Convivência da USF Ávila Nabuco, no conjunto Médice. O grito contará com a participação do Programa Academia da Cidade e vai acontecer na praça Tancredo Neves, próximo ao Colégio Evolução. Este ano, o primeiro arrastão carnavalesco aconteceu no último sábado, com os idosos do Grupo de Convivência do Max de Carvalho.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha, afirma que as pessoas com transtornos mentais usuárias dos CAPS têm uma grande expectativa nos eventos carnavalescos. "Os usuários aguardam o ano todo esse momento. Além de ser um espaço de integração entre aqueles que compõem a rede de Saúde Mental, o carnaval dos CAPS também é usado como ferramenta de terapia de cuidado", afirma.
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, destaca que as atividades carnavalescas dos CAPS como importantes para o exercício da cidadania. "As pessoas com transtornos mentais têm o direito de ser incluídas socialmente e participar dos festejos da nossa tradição cultural, como, por exemplo, brincar o carnaval e, por isso, estamos incentivando essa participação como forma de integração entre usuários e serviços de saúde e usuários e comunidade", afirma o secretário.
Acompanhe a agenda carnavalesca da Saúde

Dia 15.02.2012 (quarta-feira)
14h - Carnaval do Bloco Mania de Folia
Concentração: CAPS David Capistrano Filho, localizado na praça Durval Andrade, nº 222, bairro Atalaia (o cortejo segue até a Praça de Eventos da Orla da Atalaia)
Contato: Claudiene Aguiar, gerente do CAPS David Capistrano Filho (88144094) ou (31792732)
15h às 18h - O Grupo de Convivência "Viver a Vida" da Unidade de Saúde da Família Niceu Dantas realiza o II arrastão carnavalesco pelas ruas do bairro Mosqueiro
Percurso: Ruas do Bairro Mosqueiro, indo da Unidade até a Orla Pôr do Sol
Contato: Flávia, gerente (8819-1156)

Dia 16.02.2012 (quinta-feira)
5h30 - O grito de carnaval do bloco "Foliões da madrugada", grupo de convivência da USF Ávila Nabuco. O grito contará com a participação do Programa Academia da Cidade
Concentração: Na praça Tancredo Neves, próximo ao colégio Evolução
Contato: Maria das Graças Leite Barros, assistente social da USF Ávila Nabuco (9949-3547)
17h - Atividade física Grupo de Convivência
Local: Unidade de Saúde da Família Dr. Max de Carvalho Rocha
Contato: Erilene Franklin, gerente da USF (8853-6810) ou (3179-1556).

Dia 17.02.2012 (sexta-feira)
08h - Baile de Carnaval dos Idosos
Local: Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto (Jardim Centenário)
Contato: Jamille Rosa dos Santos, gerente da USF (8814-4000)

0 comentários:

Postar um comentário