quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Programa da SMS orienta público do Projeto OAB Verão




clique para ampliarTécnicos do Programa Saúde da Mulher interagiram com populares (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAna Carolina, coordenadora do Programa Saúde da Mulher
clique para ampliarO presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Inácio Kraus
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou informações e orientações sobre a saúde da mulher em mais uma ação do Projeto OAB Verão, que aconteceu na quarta-feira, dia 1º de fevereiro. O stand da SMS estava localizado no calçadão da avenida Beira Mar, bairro 13 de Julho. O projeto é organizado pela seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE). 
Técnicos do Programa Saúde da Mulher da SMS interagiram com populares tirando dúvidas e passando diversas orientações.  “Mostramos a importância de fazer os exames médicos de rotina e o auto-exame das mamas. Quando diagnosticados precocemente, tanto o câncer de mama como o do colo do útero são 100% curáveis”, destacou a coordenadora do programa, Ana Carolina. 
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, avalia que o Projeto OAB Verão serve para reforçar as ações de promoção em saúde. “Material informativo e mensagens de prevenção estimulam a população a buscar os serviços públicos de saúde. Ações como essa auxiliam a sensibilizar e alertar a população aracajuana, quanto à prevenção”, afirma Silvio Santos. 
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Inácio Kraus, também aprova os resultados da parceria com a SMS. “A Secretaria Municipal da Saúde tem se mostrado um importante parceiro. O evento conta com grande participação da população que tem o interesse em aprender hábitos saudáveis”, avalia. 
Fatores de Risco e Prevenção 
O não uso do preservativo, início precoce da atividade sexual, tabagismo, infecção pelo HPV e higiene íntima inadequada são fatores de risco para o câncer do colo do útero.  A prevenção pode ser feita por meio da coleta de material citopatológico do colo do útero, um exame simples e indolor indicado principalmente para mulheres com idade de 25 a 59 anos. O exame é disponibilizado nas 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju. 
Menstruação antes dos 12 anos, menopausa tardia, alcoolismo, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos, nunca ter engravidado, incidência de câncer em mãe ou irmãs e vida sedentária são fatores de risco para o câncer de mama. O principal cuidado preventivo é examinar os seios todos os meses, fazendo o auto-exame das mamas em busca de nódulos ou alterações na pele que recobre a mama. 
“Eu não conhecia esses cuidados e gostei muitos das dicas passadas. Acho que esse alerta é importante, pois muitas mulheres não atentam para cuidar da própria saúde”, elogiou a promotora de vendas, Tamires Alvez, 23 anos que visitou o stand da Secretaria Municipal de Saúde no Projeto OAB Verão.

0 comentários:

Postar um comentário