segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Agentes são qualificados pela SMS




clique para ampliarAgentes são capacitados no Curso de Formação (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAgentes foram recepcionados em pela equipe do CEPS
Iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 6, e segue até o mês de julho, o curso de Formação Inicial para Agentes de Saúde de Aracaju. A capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acontece no Centro de Educação Permanente da Saúde (CEPS), localizado na zona Sul da cidade, e envolve agentes comunitários e de endemias.
O curso que vai capacitar 480 agentes faz parte do primeiro entre os três módulos para a formação técnica dos agentes de saúde. A coordenadora pedagógica e responsável pela qualificação profissional de nível médio do CEPS, Maria José, explica que esse curso vai acontecer em duas fases e de forma alternada para que os serviços nas comunidades não fiquem prejudicados.
 “O curso de formação, que tem uma carga horária média de 400 horas, será oferecido em turnos alternados para que os dois grupos de agentes sejam capacitados e nenhum serviço público seja alterado. Nesta primeira fase eles vão desenvolver atividades presenciais e depois vão colocar em prática nos próprios locais de trabalho. Todas as etapas serão supervisionadas por profissionais que já passaram por esse processo”, informa a coordenadora.
Maria José atesta que o curso, previsto na lei federal 11.350 (05/10/2006), já foi oferecido antes pela SMS.“Para aqueles que por algum motivo não conseguiram concluir o curso estão tendo esta nova oportunidade. Já para os que concluíram, estarão realizando agora no mês de abril e vão passar para a segunda fase”, detalha.
Para o agente comunitário da Unidade de Saúde da Família Santa Terezinha, localizada no povoado Robalo, na zona Sul da capital, Jamerson da Silva, esse curso só vem a somar no serviço diário de saúde em Aracaju. “Além da integração que esse momento nos traz, onde a gente ensina e aprende, vamos sair daqui mais capacitados para atuar em nossa cidade”.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, parabeniza a todos os agentes que estão nessa fase do curso e ressalta que o curso vem fortalecer as relações entre a comunidade e Sistema Único de Saúde, pois aproxima de forma mais técnica e capacitada os agentes. “Todas as partes são beneficiadas, tanto os agentes que são capacitados, quanto a comunidade que vai ser monitorada por equipes ainda mais capacitadas, facilitando o acesso às Unidades de Saúde”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário