sábado, 18 de fevereiro de 2012

Silvio Santos abre festejos no Rasgadinho




clique para ampliarSilvio Santos ressaltou o apoio que a PMA dá ao Carnaval de rua (Fotos: Silvio Rocha)
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarJeferson Passos, Robson Viana e Danilo Segundo participaram da festa ao lado de Silvio
clique para ampliarA deputada Ana Lucia e Lucimara Passos também prestigiaram o evento
A história marcada, nos últimos anos, pela luta em prol do resgate do Carnaval de rua abre alas para a folia que, compartilhada por milhares de pessoas, comprova o alcance do objetivo. ’50 anos de história e folia’ é o tema da festa, que nasceu na despretensão da brincadeira e hoje é cartão postal de Aracaju. 

Além de evidenciar o sucesso deste que é o mais tradicional bloco de rua da cidade, a participação do prefeito em exercício, Silvio Santos, na abertura da programação carnavalesca do Rasgadinho, na noite desta sexta-feira, 17, também ilustra o suporte e incentivo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) à retomada de tradição na capital sergipana da maior festa popular do país, o Carnaval.

“Estou honrado pelo privilégio de ser o prefeito de Aracaju durante um período tão especial e poder abrir oficialmente os festejos promovidos na cidade durante o feriado de carnaval”, compartilha Silvio Santos no evento de abertura do Rasgadinho, promovido na concentração do bloco, na avenida Pedro Calazans. “O Rasgadinho está entre o que há de mais simbólico para o Carnaval de Aracaju e me alegra muito saber que a Prefeitura contribui tanto para que esse bloco, que é a cara do Carnaval de rua na cidade, seja realizado todos os anos".

O bloco

Nascido em 1962, fruto da iniciativa do senhor Leopoldo dos Santos, o ‘Rasgadinho' saiu às ruas de Aracaju até 1972, quando fez seu último desfile. Após uma conversa entre amigos, veio a ideia de resgatar o bloco, que ressurge em 2003, atraindo aproximadamente 300 pessoas. Atualmente, a estimativa de público nos dias mais movimentados é de 100 mil pessoas.

Na avaliação de César Viana, coordenador geral do bloco, o resgate já foi consolidado e hoje o Carnaval de rua em Aracaju é uma realidade. "Nós não falamos mais em resgate porque o sucesso da nossa festa está aí para todo mundo ver e participar", proclama. “Isso tudo só possível graças ao apoio dos órgãos públicos, a exemplo da Prefeitura que todos os anos é uma parceira fundamental para que a festa seja concretizada”, revela o coordenador.

Suporte

O auxílio da administração municipal é realizado através do trabalho da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), que organiza o trânsito em torno da concentração do bloco e monitora o trajeto dos cortejos, e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela limpeza dos corredores onde os desfiles acontecem. A Secretaria Municipal de Saúde também se faz presente nos festejos com o Programa DST/Aids e Hepatites Virais, que mais uma vez atua nos shows do Rasgadinho através do ‘Ponto da Prevenção', onde se espera que sejam distribuídos cerca de 60 mil preservativos.

Ainda segundo César Viana, além do investimento financeiro do município no bloco, que este ano somou 50 mil reais, “a atuação desses diversos setores da Prefeitura é essencial para que o Rasgadinho aconteça e permaneça sendo uma festa animada, organizada e tranquila. Todo esse suporte mostra o cuidado dos governantes com as nossas tradições e possibilita o crescimento do carnaval que já pode ser visto em todos os bairros”, elogia o coordenador geral do Rasgadinho.

“É uma alegria muito grande saber que a administração municipal contribuiu substancialmente para o resgate do Carnaval de rua em Aracaju”, revela Silvio Santos. “É uma satisfação também evidenciar que essa volta é uma realidade, comprovada através do sucesso de blocos como o Rasgadinho, que já reúnem milhares de pessoas”, completa o prefeito em exercício da capital. 
 
Presenças
 
Também prestigiaram a primeira noite do Rasgadinho os secretários municipais Jeferson Passos (Finanças) e Lucimara Passos (Emsurb), a deputada estadual Ana Lucia, e os vereadores Robson Viana e Danilo Segundo. 

0 comentários:

Postar um comentário