segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Unidade de Saúde da PMA reúne gestantes para incentivar pré-natal




A Prefeitura Municipal de Aracaju faz busca ativa de gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para ajudá-las a ter um parto tranquilo e incentivá-las a realizar o pré-natal mais precocemente. Uma dessas iniciativas acontece todas as terças-feiras, às 14h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Max de Carvalho Rocha. A unidade está localizada na rua Marise Almeida, nº 588, do bairro Luzia.
"Antes de realizar as consultas pré-agendas com as gestantes, a médica e a enfermeira de uma das equipes de saúde da nossa unidade conversam com as gestantes para dar orientações importantes sobre o período gestacional e cuidados com o futuro bebê", conta a gerente da unidade Erilene Franklin.
Dentre as orientações relacionadas ao parto, as equipes de saúde conversam com as grávidas sobre os sinais de alerta durante a gestação, gestação de risco, preparação dos mamilos para a amamentação, cuidados com o coto umbilical e outros cuidados relativos à higiene. "Entregamos também folderes informativos do Programa Mamãe Coruja da PMA, que trazem orientações acerca do período gestacional", divulga a gerente.
O pré-natal é um conjunto de medidas preventivas e curativas, que tem por objetivo proporcionar à gestante e a sua família condições de bem-estar físico, psico e social. Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o incentivo ao pré-natal, a busca ativa de gestantes e os cuidados com a saúde da gestante e o futuro bebê têm o objetivo de manter a redução das taxas de mortalidade materna e infantil.

0 comentários:

Postar um comentário