sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Saúde do homem é tema de Roda de Conversa




clique para ampliarA iniciativa é do Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarJamille Rosa, gerente da USF Onésimo Pinto.
clique para ampliarNo encontro profissionais da saúde participaram de diversas atividades
Visando estimular entre a população masculina da capital a adoção de mais cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implantou a estratégia da Roda de Conversa sobre Saúde do Homem. A iniciativa, que é desenvolvida pelo Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem, promoveu na manhã desta sexta-feira, 10, um debate junto aos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, localizada no Jardim Centenário.

No encontro, profissionais da saúde e outros servidores da SMS participaram de dinâmicas de grupo, assistiram a um vídeo informativo do Ministério da Saúde e também discutiram questões relacionadas à rotina e aos processos de trabalho junto à comunidade. De acordo com secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, a ação oportuniza a sensibilização dos profissionais quanto à Política de Atenção Integral à Saúde do Homem.

“Através das Rodas de Conversa sensibilizamos as equipes de Saúde da Família para que adotem estratégias que atraiam a população masculina para as Unidades de Saúde e que estimulem a adoção de cuidados permanentes na prevenção de doenças", explica o secretário. "Nós acreditamos que isso é fundamental para garantir a saúde sempre”, destaca Silvio Santos.

Alerta e Prevenção 

Já foi diagnosticado pelo Ministério da Saúde que a população masculina tem a expectativa de vida menor do que a da população feminina. Além da violência, um dos principais motivos para esse fenômeno é a negligência da maioria dos homens quanto à própria saúde. Câncer, DST, colesterol alto, problemas bucais, hipertensão e diabetes são algumas das diversas doenças que podem acometer a saúde dos homens em todo país.

“Em Aracaju não é diferente. Precisamos atentar que o homem também deve realizar exames médicos de rotina para o diagnóstico precoce e o tratamento. Outro cuidado importante é que eles devem adotar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação leve e equilibrada e uma rotina de exercícios físicos, evitando os vícios como, entre outros, o alcoolismo e o tabagismo”, esclarece o coordenador Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício de Almeida.

Fabrício também afirmou que até mesmo um convite para que o homem acompanhe a mulher durante os exames de pré-natal pode ser uma forma de fortalecer o vínculo entre a população masculina e os serviços públicos de saúde da capital.

Aprovação

Profissionais da USF Onésimo Pinto aprovaram a Roda de Conversa sobre Saúde do Homem. Jamille Rosa, gerente da unidade, acredita que o encontro acontece em boa hora. “Percebemos que homens buscam bem menos a ajuda da unidade quando comparado às mulheres. A partir de agora estaremos incentivando uma maior participação desse público, mostrando que oferecemos diversos tipos de serviços gratuitamente”, diz.

“Ainda existe muito machismo e preconceito entre a população masculina. Precisamos intensificar a busca ativa dos casos para estimular os homens a perderem o medo e o receio de cuidar melhor da própria saúde”, acrescenta o agente comunitário de saúde, Janisson Martins, que há cerca de 9 anos atua junto à comunidade do Jardim Centenário.

0 comentários:

Postar um comentário