segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Saúde capacita médicos e enfermeiros para reanimar recém-nascido




clique para ampliarO curso foi ministrado pelo coordenador de reanimação neonatal de Sergipe (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarEnfermeiros e médicos da rede de urgência e emergência participaram o curso
Durante os dois últimos sábados, profissionais da rede de urgência e emergência de Aracaju participaram de um curso de reanimação neonatal, no Centro de Educação Permanente em Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e ministrado pela Sociedade Brasileira de Pediatria Secção Sergipe.
O curso foi ministrado em dois módulos, sendo que o do dia 28 de janeiro foi voltado para os enfermeiros, e o do dia 4 de fevereiro, para médicos das Unidades de Urgência e Emergência e do SAMU. Foram capacitados 18 enfermeiros e 17 médicos, sendo nove pediatras da Unidade Zona Sul (Des. Fernando Franco) e os demais do SAMU.
"O objetivo principal desse curso de reanimação neonatal é treinar o maior número possível de profissionais, tanto pediatras quanto enfermeiros que possam estar ligados de alguma maneira a esses casos", explica a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, Maria Cecília Mendonça.
O palestrante foi o pediatra neonatologista, coordenador da reanimação neonatal do Estado de Sergipe, Lucio Novais dos Santos. "A meta do treinamento é minimizar o risco de asfixia neonatal no caso de uma reanimação malsucedida ou que não aconteça. Por isso, a importância da capacitação dos profissionais", explica o médico.
Somente em 2011, o SAMU Aracaju realizou 1.699 atendimentos obstétricos, o que inclui os atendimentos que necessitam de reanimação de recém-nascido.
Durante o curso, os profissionais aprenderam sobre como proceder em parada cardíaca neonatal ou outra intercorrência, seja no momento do parto ou do atendimento.
"Diante de ocorrências que envolvem atendimentos obstétricos, as equipes precisam estar capacitadas também para possíveis intercorrências com o recém-nascido”, afirma Elielma Sá, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU/AJU.
“Nós temos investido em capacitação para diversos setores, incluindo a rede de urgência e emergência. Acreditamos na importância frequente dessas atualizações médicas para salvar cada vez mais vidas”, conclui o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário