quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Saúde divulga balanço das ações no Carnaval




clique para ampliarNo Ponto da Prevenção, a SMS distribuiu cerca de 42 mil preservativos (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarSamu 192 Aracaju socorreu casos clínicos e traumas ( foto: Lízia Martins)
clique para ampliarA Vigilância Sanitária fiscalizou o comércio de alimentos e vendedores ambulantes (Foto: Lízia Martins)
clique para ampliarCom o clima de Carnaval servidores da Unidade Dr. Nestor Piva alertam para a importância das medidas de prevenção (Foto: Ascom/SMS)
Durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuou em várias atividades na capital. Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, equipes da Vigilância Sanitária, do Programa Municipal de DST/Aids e do Samu 192 Aracaju estiveram em diversos pontos da cidade para garantir prevenção em saúde, fiscalização de alimentos e atendimento de urgência e emergência para a população.
O prefeito em exercício, Silvio Santos, avalia positivamente o trabalho realizado durante a festa. “O Samu atendeu cerca de 400 ocorrências, o Ponto da Prevenção distribuiu 42 mil preservativos, enquanto a ação itinerante da Vigilância Sanitária nas ruas da cidade impediu a venda e manipulação irregular de alimentos durante a festa. Foi uma ação integrada que garantiu um carnaval saudável para os foliões”, revela Silvio Santos.
Ponto da Prevenção
A terceira edição do Ponto da Prevenção da SMS, no Bloco Rasgadinho, distribuiu 42.480 preservativos masculinos, 10.000 sachês de gel lubrificante, 5.000 porta-preservativos, bandanas e squeezes durante os cinco dias de carnaval.
“Reafirmamos o compromisso com a prevenção das DSTs e Aids em nosso município. Equipes formadas por 25 servidores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram atuando todos os dias no Ponto da Prevenção, que garantiu o acesso gratuito aos insumos de prevenção durante a folia”, destaca o coordenador do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos.
Vigilância Sanitária
Para prevenir doenças transmitidas por alimentos e fiscalizar a correta manipulação de comidas as equipes da Vigilância Sanitária estiveram circulando pela cidade. Mais de 16 pontos em que desfilaram blocos de rua (entre a zona Norte e zona Sul da cidade) foram visitados pelas equipes. No bloco Rasgadinho, por exemplo, foram feitas 396 inspeções e 533 isopores foram vistoriados, materiais como canudos, bisnagas de catchup e mostarda irregulares foram apreendidos.
“Mostramos mais uma vez que todos devem adotar as medidas preventivas como usar apenas produtos de fornecedores cadastrados e manter a higiene no preparo, acondicionamento e comercialização do alimento. Quando estas medidas não são adotadas os produtos podem ficar contaminados e causar prejuízo à saúde da comunidade", afirma Ana Angélica, coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju.
Samu
“Como em anos anteriores, em 2012 também atendemos diversos chamados no Carnaval. No total foram 404 ocorrências atendidas pelo Samu Aracaju, à maioria casos clínicos e causas externas. Quanto aos traumas, foram 52 atendimentos. Desses, 27 foram colisões e 25 ocorrências tiveram como causa as quedas de moto” , afirma Maria Cecília Mendonça, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS.
Nos dias de Carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu 192 Aracaju) funcionou normalmente e as Unidades de Suporte Básico e Avançado foram encaminhadas para manter plantão em locais estratégicos e com maior concentração de pessoas como a passagem do bloco Rasgadinho, no bairro Cirurgia.

0 comentários:

Postar um comentário