terça-feira, 13 de outubro de 2009

E a verdade factual?

Gosto muito do jornalista Max Augusto do Jornal da Cidade. Fui seu colega de faculdade e conheço sua inteligência e talento para o jornalismo. Porém, em matéria divulgada no JC de domingo que trata dos gastos da Prefeitura de Aracaju com diárias e passagens, o nobre jornalista não foi nem sombra do atento estudante que conheci. Sobre a matéria, faço minhas as palavras do também jornalista Claúdio Nunes que em sua coluna na internet desmonta a "obra" de Max. Os dados usados na matéria estão no Portal da Prefeitura da forma mais transparente. Mas, precisam ser analisados com inteligência, responsabilidade e principalmente honestidade. Sei que Max é honesto, mas sei também que como jornalista ele precisa partir do pressuposto de que todo mundo é honesto até que se prove o contrário. Se Max quisesse, poderia utilizar dos mesmos dados para elogiar a transparência, a parcimônia na execução orçamentária do item em destaque (o que representa cuidado com o erário); poderia fazer de sua matéria um exemplo de jornalismo comprometido com a verdade factual, conforme aprendera na escola. Me preocupa que o talentoso Max Augusto esteja deixando de ser jornalista para ser palmatória do mundo.

5 comentários:

Hádam Lima disse...

Parabéns pelo blog Silvio! Ficou muito bom...

Anônimo disse...

fui lá no blog da jana e vi o pé de seu mais novo rebento..parece muito com seu, kkk
brincadeiras a parte, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, pelos comentários atuais e coerentes. parabens pela linda família.
ainda tens um grande amigo por aqui.
abraço.

Henrique Rocha

Waneska Cipriano disse...

Muito bom conhecer este espaço. Já add aos meus favoritos. Sucesso, amigo.

Ana Karla Barros disse...

Que Blog legal...Abraços querido ex chefe :)
Ana Karla
Sergio

Carlos Eduardo Moreno disse...

Silvio Santos,
Max Augusto continua sendo o jornalista inteligente que vc conheceu, mas ele é empregado, e como tal coloca o rabo no burro onde o dono manda, senão perde o emprego.
Como vc usou a palavra honestidade no seu texto, eu aproveito para dizer: Sejamos honestos, Max não é o verdadeiro culpado por aquele show de desinformação e de péssimo jornalismo, os culpados são alguns covardes que se esconderam atrás dele e que ocupam postos de chefia no Jornal da Cidade. E vc sabe disso, pena que "esqueceu" de dizer no seu comentário. Também é compreensivel, qual o político que quer comprar briga com cachorro grande né Silvio? É melhor bater no pequeno e dar o recado. Tática de guerrilha, meu caro bolchevique.

Observador da imprensa sergipana.

Postar um comentário